Vereador e Poder Público buscam expandir turismo religioso

DSC08712Com o objetivo de fortalecer e expandir o turismo religioso em Jaraguá do Sul, o vereador Arlindo Rincos, acompanhado do prefeito Dieter Janssen, do presidente do Ipplan, Benyamin Fard, do diretor da secretaria de Urbanismo, Carlos Engel e representantes da comissão de arquitetos e da Paróquia Nossa Senhora do Rosário visitaram Nova Trento, na tarde de ontem, 19. O pequeno município, de apensas 12 mil habitantes é o principal polo do turismo religioso no Estado. Com 120 anos de história, a terra de Santa Paulina atrai mais de 18 mil turistas por final de semana que além da visita ao santuário em homenagem à santa, apreciam também produtos coloniais, principalmente os queijos e os vinhos produzidos na cidade.

A comitiva jaraguaense foi recebida pelo secretário de Turismo do município, Eluísio Voltolini que salientou que a cidade espera crescer consideravelmente nos próximos anos, devido a força do turismo religioso. “A cada final de semana percebemos que recebemos mais turistas”, lembrou afirmando que está voltada para o seguimento.

O objetivo da visita foi conhecer o funcionamento do turismo religioso na cidade. Na oportunidade, conheceram a infraestrutura que envolve todo o sistema, sinalização turística e mobilidade urbana. O prefeito Dieter Janssen afirmou salientou que Jaraguá do Sul irá investir também no setor com a abertura do processo de beatificação do Padre Aloísio Boing. Ele salientou que uma das preocupações é não tratar o turismo religioso meramente como um negócio, mas uma oportunidade de transformação das pessoas e da sociedade. “Não deve ser apenas trazer as pessoas a templos religiosos com o objetivo de visitação ou para registros através de fotos, mas uma forma de também tornar as pessoas melhores e de levar mais paz à sociedade”, ponderou.