Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vereador leva pleitos em reunião com prefeito

COMPARTILHE

DSC05917Efetivo incompleto dos Bombeiros, padronização da construção de calçadas e alto valor cobrado pelo metro quadro do asfalto no município. Estes foram os temas abordados pelo vereador Arlindo Rincos na reunião de ontem, 1º, com o prefeito Dieter Janssen.

O vereador explicou que as atividades dos Bombeiros está limitada devido a falta de efetivo para atender a demanda. Informou, ainda, que o posto instalado em Nereu Ramos está fechado desde o mês de fevereiro. Semana passada, ele e o vereador João Fiamoncini estiveram com o comandante  da corporação, Jean Carlos Walz, que será convidado a participar de uma sessão. Arlindo Rincos pediu ao prefeito para ceder servidores para ajudar no trabalho diário de atendimento emergencial dos bombeiros no bairro.

O vereador aproveitou para chamar a atenção sobre a má conservação das calçadas. Para ele, andar por elas em Jaraguá do Sul é como enfrentar uma prova de obstáculos. O pedestre atravessa por pisos deteriorados e irregulares, buracos, plantas e postes pelo caminho. Embora seja responsabilidade dos proprietários dos imóveis, ele salientou que a  fiscalização compete ao poder público. Arlindo solicitou ao prefeito uma reunião com  os representantes do movimento “Calçada Legal”, que elaboraram uma cartilha onde apresenta procedimentos de execução e normas técnicas para ocupação das calçadas.

Por fim, abordou a questão do asfalto. O parlamentar pediu ao prefeito para rever a legislação que determina o percentual. Também aproveitou para solicitar que seja revisto o valor de R$ 53 cobrado pela empresa para pavimentar um metro quadrado. “Percebi que à vontade e o entusiasmo do prefeito para realizar as melhorias para a comunidade é grande. Agora temos que aguardar o trâmite legal para resolver as questões abordadas na reunião”, analisou Rincos.

Vereador deve propor interprete de libras na Câmara

A inclusão de pessoas com deficiência auditiva foi o tema de uma reunião ontem (1º) na Prefeitura de Jaraguá do Sul. Representantes da Associação dos Surdos relataram a importância da contração de intérpretes de libras nas repartições públicas do município, inclusive na Câmara Municipal.

Na visão do presidente da Associação, Elmo Valles Júnior, a língua brasileira de sinais é uma ferramenta poderosa para a inclusão das pessoas com deficiência auditiva, possibilitando participação efetiva na sociedade. Ele salientou que somente com ela é possível um mundo mais igualitário e fraterno, tendo como referência a nova concepção de pessoa com deficiência, pactuada e validada pelos próprios segmentos sociais.

Compartilhando a mesma visão, o vereador Arlindo Rincos deve encaminhar nas próximas sessões um pedido à Mesa Diretora para contratação de um tradutor para libras (Língua Brasileira dos Sinais), das sessões, audiências públicas, solenidades e transmissões da TV Câmara.