Vereador busca alternativa para combate ao maruim

Sessão solene 036Na manhã desta terça-feira (24/02), Juraszek reuniu-se com o diretor-presidente Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), Leocádio Neves e Silva, para conhecer os encaminhamentos e pesquisas para o combate ao mosquito maruim.

Segundo o parlamentar “o maruim é no momento a maior praga da cidade de Jaraguá do Sul e cidades vizinhas. O maruim da banana (Curicóides Paraensis) é muito populoso em nossa região e está descontrolado fazendo da vida das famílias do interior um verdadeiro martírio”.

Leocádio Neves e Silva comentou que “é a primeira vez que se realiza algo concreto contra os maruins. Os encaminhamentos e a coleta dos dados estão sendo realizados com os municípios da região da AMVALI, com apoio da fundação 25 de julho e órgãos ambientais municipais e estaduais”. O Biólogo responsável pela pesquisa, Luiz Américo, elencou as iniciativas até o momento. “Existe um repelente desenvolvido e que encontra-se na Anvisa aguardando regulamentação, bem como práticas de manejo da banana. O trabalho se dá em duas frentes, uma buscando um repelente de uso pessoal e outra, no desenvolvimento de um inseticida orgânico”, explicou Américo.

Ele disse ainda que os testes realizados até o momento comprovaram que o uso do repelente diminui em 97 % as picadas do inseto, e que agora espera o posicionamento da Anvisa e o recolhimento dos últimos dados de pesquisa para apresentar os caminhos no combate ao maruim.

Juraszek colocou-se a disposição pra dialogar com bananicultores e procurar incentivo privado para aquisição dos sacos que devem cobrir o pseudocaule quando do corte da banana, assim destinando gratuitamente o equipamento ao bananicultor. “O produtor não pode arcar com o custo do saco, haja vista o preço do produto estar entre os menores das últimas décadas”, finalizou o parlamentar.