Vereador busca informações sobre a guarda municipal

DSC04981Na sessão de terça-feira, 24, o vereador Jocimar de Lima irá fazer um relato da visita, realizada na terça-feira, 17, à sede da guarda municipal de Balneário Camboriú. O parlamentar defende a instalação em Jaraguá do Sul e busca conhecer projetos que poderão servir de modelo a ser desenvolvido no município. Ele deve apresentar uma minuta de projeto ao Executivo, sugestionando a criação, organização e estruturação da guarda municipal.

Jocimar explica que na cidade vizinha em pouco mais de dois anos de sua criação, a guarda municipal já realizou mais de 10 mil atendimentos, uma média mais de 400 solicitações por mês. Entre eles citam-se apoio ao cidadão, ao órgão público, ao trânsito, à Polícia Militar, perturbação do sossego, uso de entorpecentes, vandalismo, furto, roubo, posse de drogas, porte de armas, receptação de veículos, vias de fatos, disparo de alarmes, e outras. “Desde a sua criação na cidade, o resultado vem sendo positivo, alcançando a todos os objetivos”, disse o parlamentar ressaltando a redução de 70% nos registros de infrações envolvendo melhores de idade no município. Atualmente, 81 servidores compõe o efetivo da guarda municipal de Balneário Camboriú.

Ao defender a implantação em Jaraguá do Sul, Jocimar afirma que a presença dos guardas municipais nas ruas diminuiria a prática de atos delituosos, já que é um forte instrumento de parceria com as forças policiais. “Nós entendemos que essa é uma instituição de segurança pública de caráter civil, uniformizada, tendo como finalidade precípua o dever de gerar segurança”, disse ele.