Vereador defende valorização dos médicos

DSC05284Para o vereador Jeferson de Oliveira um dos principais problemas da saúde pública de Jaraguá do Sul é a falta de valorização profissional dos médicos. Na sessão da Câmara de Vereadores de ontem, 19, o parlamentar voltou a lembrar de que os baixos salários e as condições precárias para o exercício da profissão causam um verdadeiro desânimo entre os profissionais, os quais fogem para outros centros ou mesmo procuram o setor privado, onde quase sempre recebem maiores salários e condições melhores de trabalho.

Ele voltou a pedir maior atenção do Poder Público para o assunto e destacou que outras categorias também precisam ser mais valorizadas. O parlamentar estima que grande parte dos médicos empossados nos últimos concursos devem se desligar da rede, em função das condições de trabalho e da baixa remuneração. Ele garantiu que acompanha as demissões dos médicos com preocupação. “Só neste mês, quatro médicos se desligaram espontaneamente”, lamentou.

O vereador Arlindo Rincos, líder de Governo, argumentou que o orçamento do setor de saúde irá aumentar em 20% em 2014. “Estamos esperando o resultado do processo seletivo e do concurso público para contratar mais médicos”, lembrou Rincos. O projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2014, de autoria do Executivo, que prevê receita de R$ 567,73 milhões, está tramitando nas comissões do Legislativo. Deste montante, R$ 126 milhões compõem o orçamento do setor de saúde do município.