Vereador deseja instalação da guarda municipal

DSC07152Em no máximo 15 dias, o vereador Jocimar de Lima deve apresentar uma minuta de projeto ao Executivo, sugestionando a criação, organização e estruturação da guarda municipal. O parlamentar afirma que o objetivo é contribuir para reduzir os altos índices de criminalidade na cidade.

Em busca de conhecer projetos que poderão servir de modelo a ser desenvolvido no município, o parlamentar visita, na terça-feira, 17, às 10h, as instalações da guarda municipal de Balneário Camboriú. Ele explica que a ideia é por em prática projeto semelhante ao implantado na cidade vizinha, respeitando as características e capacidade de investimento dos municípios.

Jocimar afirma que a presença dos guardas municipais nas ruas diminuiria a prática de atos delituosos, já que é um forte instrumento de parceria com as forças policiais. “Nós entendemos que essa é uma instituição de segurança pública de caráter civil, uniformizada, tendo como finalidade precípua o dever de gerar segurança”, disse ele.

O vereador observa que cabe à guarda municipal prevenir, proibir e restringir ações que atentem contra os bens, serviços, e instalações municipais. Jocimar salienta que a guarda municipal poderia contribuir no processo de educar, orientar, fiscalizar, controlar e policiar o trânsito nas vias e logradouros municipais como agente municipal de trânsito.