Dia nacional do doador voluntário de sangue

DSC00668Na sessão desta quinta-feira, 28, o vereador Pedro Garcia destacou a passagem do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado esta semana.A data foi criada em 1964 com o objetivo de valorizar a doação voluntária. “É um ato simples e salva muitas vidas”, comentou.

A Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue começou nesta segunda-feira, 25 de novembro. No Brasil, são três milhões e 600 mil doações de sangue ao ano, segundo dados do Ministério da Saúde. Mas, o número ainda é baixo. São 19 doações para cada mil habitantes, sendo que o ideal seria 30 mil doações para cada mil habitantes.

“Por este motivo, milhares de pessoas no mundo necessitam de reposição sanguínea durante procedimentos cirúrgicos ou ambulatoriais, em virtude de tratamento de doenças e acidentes. Essa reposição só é gerada graças ao ato de doação, um ato de solidariedade que abastece os estoques dos hemocentros”, discursou o vereador.

Ele reforçou o pedido para que a população colabore para regularizar, manter e aumentar os estoques de sangue. O vereador explicou que, ao participar, o doador ajuda pessoas que precisam de transfusão, sem qualquer tipo de risco ao doador.

“Agradecemos e parabenizamos a todos os doadores pelo seu dia e o seu compromisso em ajudar ao próximo. Mas quero conscientizar aqueles que nunca doaram sangue e anseiam: venha até unidade de coleta de sangue Hemosc, que fica localizado no Hospital São José em Jaraguá do Sul”, finalizou.

Hemosc de Jaraguá do Sul

Horário de atendimento: das 7h às 16h (mediante agendamento)

Telefone para contato: (47) 3055-0454