Garcia destaca 64 anos da Escola Euclides da Cunha

DSC01941Na presença dos alunos da Escola de Educação Básica Euclides da Cunha, participantes do Projeto Câmara.Com Você, o vereador Pedro Garcia destacou, na sessão de ontem, 6, passagem dos 64 anos da instituição de ensino, celebrados na data. Pedro Garcia disse que, durante todos os seus cinco mandatos como vereador, sempre apoiou e defendeu os pleitos da escola de Nereu Ramos, como obras de ampliações, trocas de telhado, ginásio de esportes e outra melhorias.

O vereador também apresentou um histórico da unidade, que leva o nome em homenagem ao militar, jornalista, professor e escritor, nascido em 20 de janeiro de 1866 e falecido em 15 de agosto de 1909. Para a construção da escola foram feitas doações pela comunidade e comprado um lote de terra de propriedade de Arthur Karsten, posteriormente doado ao Estado. A pedra fundamental foi lançada em meados de 1945, pelo interventor de Jaraguá do Sul, tenente Leônidas Cabral Herberts.

A construção se prolongou por quatro anos, tendo como participantes Afonso e Álvaro João Bertoli (administradores), Albano Kanzler (construtor técnico), Arno Kanzler (pedreiro) e outros membros da comunidade. A inauguração aconteceu em 6 de agosto de 1949, com a participação do governador em exercício da época, José Boabaid, e o prefeito de Jaraguá do Sul, Waldemar Grubba, entre outras autoridades.

Desde a sua fundação o estabelecimento recebeu vários nomes: inicialmente Grupo Escolar Euclides da Cunha, passando para Ginásio Normal Euclides da Cunha. Posteriormente foi nomeada Escola Básica Euclides da Cunha, e depois Colégio Estadual Euclides da Cunha. A partir do ano de 2000, passou a ser Escola de Educação Básica Euclides da Cunha.

A escola sempre teve bons diretores, alguns com mais de 20 anos de cargo. Atualmente é dirigido pelo professor de educação física Waldemar Spieker. Integrante da rede pública estadual, atende atualmente 671 alunos matriculados da educação infantil ao ensino médio. Têm 29 professores efetivos, um diretor, dois assessores e três assistentes técnicos.

“Por isso temos muito que nos orgulhar de excelentes razões para celebrar os 64 anos da nossa Escola de Educação Básica Euclides da Cunha, no dia de hoje. E para finalizar queremos parabenizar os alunos, os ex-alunos, professores, funcionários, APP, pais, amigos e parceiros da escola para celebrarmos todos juntos este grande momento festivo. Parabéns e obrigado”, finalizou o vereador.