Vereador faz diagnóstico das escolas municipais

Escola Max Schubert

O vereador João Fiamoncini levantou a “herança maldita” deixada na Educação pelas gestões passadas. Na tarde de ontem, 6, ele e o secretário municipal de Educação, Elson Quil Cardoso, visitaram quatro escolas da rede municipal de ensino. “Nós só podemos cobrar daqui para frente. Por isso, precisamos ter uma dimensão de como elas se encontram e vamos acompanhar as melhorias para poder cobrar”, disse.

O vereador descreveu a situação como alarmante. Na Escola Municipal Max Schubert, no bairro Amizade, constatou que as salas de aula são pequenas, materiais insuficientes, problemas estruturais e ausência de uma ciclovia para oferecer segurança aos estudantes no trajeto de casa até escola. Já na Vítor Meirelles e Francisco Salomon, em Três Rios do Norte, e na Ribeirão Cavalo, os problemas vão desde infiltrações nos telhados, pisos da quadra inapropriados para prática esportiva, até ausência de placas de sinalização nas proximidades para identificar a escola. Ele ressaltou ainda que os educandários que apresentaram problemas serão acompanhados de perto. “Estamos buscando uma solução em conjunto com a Secretaria de Educação”, disse.

A Secretaria Municipal de Educação dispõe de R$ 1,3 milhão para investir este ano na reforma de 34 unidades escolares do município. “Parece muito, más é pouco se compararmos aos investimentos que precisamos realiza”, afirmou Elson Cardoso, secretário municipal de Educação, salientando que aguarda a inclusão de algumas obras no Programa de Aceleração do Crescimento 2 ( PAC) do governo federal.