Vereador Juraszek propõe medalha de Honra ao Mérito Geraldo Werninghaus

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO plenário da Câmara de Vereadores de Jaraguá do sul analisa, na sessão de terça-feira, 18, o projeto de lei, de autoria do vereador Eugênio Juraszek, que institui a instituição da Medalha de Honra ao Mérito Geraldo Werninghaus. A comenda que homenageia o ex-prefeito e empresário será concedida às pessoas com efetiva folha de serviços prestados ao desenvolvimento da cidade. “A maior lição sempre foi o exemplo. O exemplo fala mais alto que qualquer palavra. É o que passou para todos nós o Geraldo Werninghaus. Precisamos incentivar os bons exemplos”, justifica o vereador Eugênio, ao propor a comenda.
O empresário e ex-prefeito morreu, aos 67 anos, vítima de acidente de trânsito, ocorrido em 1999, na BR 280, em Corupá. Na iniciativa privada foi um dos fundadores da Weg Motores e na vida pública se destacou por instituir o modelo de gestão empresarial na Prefeitura de Jaraguá do Sul. Em sua carreira política meteórica, o bem sucedido empresário no Estado, implantou na Prefeitura uma política austera, com a finalidade de manter estabilidade financeira, para realização de obras que estavam mudando a infraestrutura do município, na época o terceiro parque industrial de Santa Catarina.
Considerado um campeão de votos, o empresário-prefeito em apenas quatro anos de carreira política venceu as três eleições que disputou. Na primeira, em 1992, foi o vereador mais votado e em 94 conquistou vaga na Assembleia Legislativa, onde ficou até ser eleito prefeito. Filiado ao antigo PFL, ele quebrou uma hegemonia do PMDB-PPB-PTB na Prefeitura de Jaraguá do Sul, quando foi eleito o 15º prefeito do município, no dia 3 de outubro de 1996. Recebeu 22.356 votos (43,20%) dos eleitores.
Nas entrevistas, Werninghaus sempre afirmava que esperava para os próximos dois anos de sua administração ter condições, principalmente financeiras, para continuar as obras que foram iniciadas e que eram consideradas de vital importância para o desenvolvimento do município. Ele anunciava que estava negociando um empréstimo internacional de médio e longo prazos para atingir todos os objetivos anunciados durante os dois primeiros anos de governo, como asfaltamento, mudança do transporte coletivo, tratamento de esgoto sanitário, ampliação de postos de saúde, treinamento dos funcionários públicos, despoluição da bacia hidrográfica do rio Itapocu, construção do centro administrativo, entre outras obras.