Vereador parabeniza Hospital São José por 78 anos

IMG_7358 Em seu discurso na sessão desta quinta-feira, 27, o vereador Pedro Garcia parabenizou o Hospital São José pelos 78 anos de serviços prestados na cidade.  O parlamentar destacou o trabalho dos pioneiros que deram início ao hospital e os que vêm contribuindo para que a unidade de saúde seja referência no atendimento em urgência e emergência adulto, alta complexidade em neurocirurgia, traumatologia, ortopedia e oncologia para a região Norte e Nordeste do Estado.

Pedro Garcia resgatou a história da instituição que se iniciou em 1935, sob o comando do padre Alberto Jacob. Ele lembrou que em 1936, o hospital passou a ser administrado pelas irmãs Franciscanas que, juntamente com o médico Jorge Richter, permaneceu no comando por 14 anos.

Em 1950, elas deixaram de atuar na operacionalização das atividades hospitalares. Destaca-se no mesmo período a construção civil do novo centro hospitalar, localizado no endereço atual, que foi inaugurado oficialmente em 19 de abril de 1959, sob a administração da Diretora Senhora Inês Zabotti, contando, ainda, com um Conselho de Administração.

Em 13 de fevereiro de 1960, assumiram a gestão as irmãs da Divina Providência, com a finalidade de atender aos doentes sob duas modalidades: “caritativa e comercial”, sendo acima de tudo uma instituição Humanitária e Cristã.

Com o progresso e crescimento do município de Jaraguá do Sul e das cidades circunvizinhas, em 2004, por meio da criação de um Conselho Deliberativo, foi firmada a parceria entre a Associação Comercial e Industrial de Jaraguá do Sul e a Sociedade Divina Providência. “Meus parabéns e que o hospital continue buscando novos caminhos e soluções na área da saúde”, disse Pedro Garcia.