Rincos presta homenagem a ex-diretor do Senai

DSC04247Utilizando-se do espaço regimental Palavra Livre desta terça-feira, 21, o vereador Arlindo Rincos prestou homenagem ao professor Newton Gilberto Saloman, graduado em Tecnologia Mecânica.  Por 16 anos, ele administrou pelo o Senai de Jaraguá do sul, e em março último anuncio sua aposentadoria.

Conforme o vereador, o diretor começou sua vida profissional aos 15 anos como aluno cotista do Senai na empresa Tupy, em Joinville. “Antigamente toda a seleção de alunos cotistas era feita primeiro pelas empresas que posteriormente encaminhavam para estudar no Senai”, explicou o professor.

A trajetória dele na instituição de ensino teve início no dia 16 de outubro de 1978, ingressando no Senai de Caçador. Após dois anos, transferiu-se para unidade de Jaraguá, passando a atuar como instrutor na área de mecânica.

Em 1996, teve seu trabalho reconhecido, assumindo a direção da unidade com a oportunidade de consolidar e ampliar a educação, oferecendo os primeiros cursos técnicos e cursos de qualificação em educação à distância, tornando a unidade de Jaraguá do Sul uma referência para a região.

Também reestruturou a instituição construindo três blocos novos de sala de aula. Nesta época, a instituição contabilizava aproximadamente 500 matrículas e 38 funcionários.  Somente em 2012 foram atendidas mais de 12 mil matrículas e hoje conta com 280 colaboradores.

“Saloman, por toda a sua história de luta e trabalho, a comunidade jaraguaense só tem a agradecer por toda a sua dedicação. Tomo a liberdade de, em nome de todos os vereadores, lhe dizer o meu muito obrigado”, discursou o vereador.