Vereador propõe implantação de “creche” para idosos

166716_163164693839476_1262097575_nNa sessão de ontem, 19, o vereador Jeferson de Oliveira propôs ao executivo municipal que implante um abrigo para acolhida de idosos em situação de vulnerabilidade ou semi-independência  A ideia do parlamentar é garantir que pessoas possam dispor de lugares especiais para seus parentes idosos enquanto realizam tarefas diárias.

O vereador explicou que a casa poderia funcionar em sistema de creches, em que familiares levariam seus idosos na parte da manhã, retornando aos seus lares ao fim do dia. No local, eles receberiam alimentação devida, além de cuidados médicos e participariam de atividades monitoradas como desenho e canto. Além disto, o espaço também seria dedicado a atividades para a terceira idade, diminuindo o ostracismo social vivido pelos idosos em alguns casos. “As pessoas idosas requerem cuidados cujas famílias, muitas vezes, não podem oferecer. É cada vez mais comum a situação de idosos semi-independentes permanecerem sozinhos enquanto filhos, netos e parentes são obrigados a deixarem suas casas para trabalhar ou estudar”, justificou Oliveira.

A creche do idoso atenderia a pessoas com mais de 60 anos que não tenham condições de realizar atividades da vida diária de forma independente, cujas famílias não tenham condições de prover esses cuidados devido a compromissos como trabalho e estudo. O objetivo do vereador é fortalecer a rede de proteção e defesa dos direitos dos idosos.

O parlamentar aproveitou para lembrar que a função do vereador vai além do ato de propor leis e fiscalizar a atuação do prefeito. Para ele, o vereador canaliza demandas da população para o executivo. “Apresento as demandas da comunidade em forma de uma minuta de projeto que será encaminhado ao executivo” explicou Jeferson, salientando que aguarda o retorno ao legislativo em formato de projeto de lei.