Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vereador propõe prorrogação do mandato de conselheiros tutelares

COMPARTILHE

DSC05047Os vereadores avaliam nas próximas sessões do Legislativo a emenda modificativa a Lei 4.983/2008, que dispõe sobre a Política de Atendimento da Criança e do Adolescente, estabelece a estrutura e o funcionamento do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, do Conselho Tutelar e do Fundo Municipal da Infância e Adolescência e dá outras providências. A proposta de alteração, de autoria do vereador Eugênio Juraszek, prevê a extensão do mandato dos atuais conselheiros tutelares de Jaraguá do Sul de três para quatro anos. Conforme o parlamentar, a matéria visa atender a alteração do ECA (estatuto da Criança e do Adolescente) pela lei federal 12.696, de 25 de julho do ano passado, combinada com a resolução do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente). O documento autoriza a realização da eleição para Conselho Tutelar.

Além do mandato de quatro anos, a matéria prevê ainda que a eleição ocorrerá em setembro. O vereador explica que há uma divergência quanto ao mandato para os conselheiros: a lei municipal prevê três anos de mandato mais um de recondução, já a lei federal diz que o conselho é eleito para quatro anos, sendo possível mais um de recondução mediante processo de escolha. O parlamentar também propõe inclusão de diretos, como cobertura previdenciária, férias anuais remuneradas acrescidas de mais 1/3, licença maternidade, licença paternidade e gratificação natalina.

A emenda modificativa que altera a legislação deu entrada na última sessão do Legislativo na sessão de hoje, 19, e segue para apreciação do departamento jurídico do Legislativo e Comissões, antes de ir a votação no plenário.