Vereador reivindica mais investimentos em obras de drenagem no rio Jaraguá

71948_344161379027476_483125278_nO vereador Eugênio Juraszek defende uma melhor distribuição dos recursos para recuperação da capacidade hídrica dos rios e ribeirões de Jaraguá do Sul. De acordo com o projeto, aprovado no ano passado, pelo Conselho da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul, a cidade pleiteia junto ao Governo do Estado R$ 12 milhões para serem investidos na revitalização de áreas marginais e a recuperação hídrica dos Rios da Luz, Ribeirão Chico de Paula, Rio Jaraguá, Rio Cerro e Ribeirão Três Rios. Para o vereador, o Rio Jaraguá, que corta os bairros Vila Nova, Jaraguá Esquerdo e Barra do Rio Cerro, é o que mais se registra transtornos causados pelas chuvas, resultando em graves problemas de alagamentos. No entanto, de acordo com o projeto recebe a menor parte dos recursos.

De acordo com o projeto, o maior valor é para o Ribeirão Chico de Paulo, onde foram orçados R$ 5,4 milhões para desassoreamento da calha do rio e recuperação das margens, construção de muros de gabião em locais críticos, retirada de edificações em locais de maior risco, recuperação da vegetação ciliar e a implantação de um parque linear com uma ciclovia ao longo do trecho, além do trabalho técnico social e educativo com os moradores. Para o Jaraguá, estão previstos R$ 500 mil para investimentos no desassoreamento da calha para diminuir a velocidade das águas nas cheias, recuperação e controle de erosão e recomposição da mata ciliar.

O vereador solicitou apoio do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Joares Ponticelli, com a intenção de uma melhor redistribuição dos recursos. Na segunda-feira, 11, ele entregou um documento ao parlamentar no qual pede intervenção do deputado.