Vereador sugere acordo entre mutuários inadimplentes do Frohab e Prefeitura

Os mutuários do Fundo Rotativo Habitacional do Município de Jaraguá do Sul (Frohab), que estão em atraso no pagamento das prestações começaram a receber as notificações judiciais. As primeiras foram entregues aos 252 moradores do bairro Jaraguá 84 que financiaram a compra do imóvel, através do Fundo, e deixaram de pagar as prestações que variavam de R$ 40 a R$ 100 por mês. Com a notificação, a princípio teriam que pagar à vista.
O assunto foi tema de uma reunião, na tarde de hoje, 09, na Secretaria de Habitação da Prefeitura de Jaraguá do Sul. Na oportunidade, o vereador Arlindo Rincos propôs que se adeque as normas financeiras de cobrança às condições de pagamento dos mutuários. “Precisamos que seja ofertada uma possibilidade de parcelamento dos débitos, sem a necessidade de alongar no ajuizamento de ações contra mutuários inadimplentes”, solicitou o parlamentar.
A sugestão agradou o representante dos mutuários, Argeu Monteiro, e o secretário de Habitação, Antônio Marcos da Silva, que dispôs a realizar um mutirão para renegociar os débitos. A partir de agora, quem receber a notificação deverá procurar o setor para nova negociação. Se mesmo assim, não houver acordo, será ofertada outra possibilidade de parcelamento. “A intenção é estimular a negociação do débito de mutuários inadimplentes e diminuir os percentuais de inadimplência do Fundo”, explica o secretário.
A medida também é valida para aqueles que adquiriram o imóvel através de um “contrato de gaveta” e ainda não regularizaram a situação documental. “Acho que desta forma ajuda a todos os moradores que terão a oportunidade de resolver a situação”, salienta Argeu.DSC03797