
Segundo Arlindo, o Brasil tem uma média de 6,6 suicídios a cada grupo de 100 mil habitantes. O país está entre os 10 que mais apresentam índices de autoextermínio. São 25 suicídios por dia, o que pode chegar a 9 mil por ano. Em todo planeta, a média é de uma morte por esse tipo a cada 40 segundos. O cálculo é de que 1 milhão de pessoas se mate a cada ano. O vereador disse que os números ficam ainda maiores e impactantes quando são levadas em conta as tentativas de suicídio. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que para cada morte consumada, há uma média de 15 a 25 tentativas.
Arlindo Rincos disse que existe um tabu muito grande a respeito do tema, o que prejudica a discussão sobre formas de prevenção. Segundo ele, mais de 90% dos casos poderiam ter sido evitados se a pessoa com problema tivesse alguém para falar sobre as dificuldades. “É isso que propõe o CVV. Quer apenas escutar”, comentou.
Em Jaraguá do Sul, o CVV atende em sua sede, localizada em uma sala cedida pela Prefeitura junto ao terminal rodoviário, e também pelo telefone 3275-1144. O vereador afirmou que a entidade conta hoje com 16 voluntários, plantonistas, mas necessita de aumentar o número de voluntários para possibilitar o atendimento 24 horas por dia. Ele convidou, através de requerimento, o coordenador da entidade, Fernando Dorte, para comparecer na sessão a ser realizada no próximo dia 05 de julho para explanar sobre o assunto.