Vereador vai propor dia para preservação do valo

DSC03477O vereador Pedro Garcia informou na Palavra Livre desta terça-feira, 20, que nos próximos dias apresentará um projeto de lei instituindo o Dia Municipal de Preservação do Valo Agrícola-Industrial do Itapocuzinho. O valo fica localizado no bairro Santa Luzia.

Segundo Garcia, esta é uma das reivindicações da Escola Elza Granzoto Ferraz, do bairro São João, ao participar do Programa Parlamento Jovem, da Assembleia Legislativa do Estado, este mês. O projeto de lei foi um dos cinco aprovados para criação de datas comemorativas a serem inseridas no calendário oficial do Estado.

Outras proposições apresentadas pelos alunos, informou, foi a proibição de ouvir música dentro dos ônibus que, no entanto, já é tema de projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa bem como de lei municipal, sancionada em 2012. E, ainda, a implantação de pontos de coletas de pilhas.

O vereador destacou a importância do valo, implantado em 1934, ano da emancipação política-administrativa do município, para a economia da região, permitindo a irrigação do arroz, produção de energia, serraria e incrementando as atividades dos agricultores e piscicultores.  “A iniciativa pretende o resgate histórico e da memória daquela região”, comentou Garcia.