Vereadora apresenta dados sobre violência contra a mulher em Jaraguá

Natália Petry usou seu tempo na palavra livre da sessão dessa terça-feira, 31, para falar sobre violência contra mulher e defender um projeto de sua autoria que pretende combater essa situação. A vereadora destacou o caso da menina de 16 anos que sofreu suposto estupro no Rio de Janeiro na semana passada e que teve grande comoção nacional. Segundo ela, a realidade em Jaraguá do Sul não é muito diferente.

Petry apresentou dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública para evidenciar a violência sofrida por mulheres na cidade. Conforme as informações, 913 casos de crimes contra a mulher foram registrados em 2015.

“Só no segundo semestre ocorreram 426 casos de ameaças, 19 estupros, duas tentativas de homicídio e 181 lesões corporais dolosas. E esses são os casos que chegam à delegacia, imaginem os que ainda são desconhecidos. Devemos tirar lições desses casos mais hediondos para tentarmos acabar com essa cultura do estupro”, solicitou a parlamentar.

Segundo os dados apresentados, Jaraguá do Sul foi o 11° município com o maior número de registros de violência contra a mulher. O 9° em registros de estupros.

Após apresentar essas informações, Natália defendeu uma matéria que é de sua autoria e pediu agilidade no trâmite dela na Casa. O projeto de lei protocolado pela vereadora autoriza que mulheres e idosos possam desembarcar dos ônibus que fazem o transporte público municipal fora das pontos convencionais.

“Entre as dez da noite e seis da manhã as ruas estão muito vazias, as mulheres saem do segundo turno das empresas e às vezes precisam percorrer trajetos longos até chegar a suas casas. Nesse caminho podem ser atacadas. Isso está acontecendo com mais frequência do que imaginamos. Por isso é importante que votemos o mais rápido possível esse projeto”, pediu.

Mais fotos: https://goo.gl/iJO5vl