Vereadora defende praças de lazer para bairros

vereadora Natália Lúcia Petry (PMDB)

A necessidade de espaços próprios nos bairros para as práticas esportivas e de lazer foi novamente levantada pela vereadora Natália Lúcia Petry na sessão desta terça-feira, 25. Ela teve duas indicações aprovadas solicitando a implantação de praças de lazer nos bairros Santo Antonio e também na Vila Nova onde, inclusive, sugere a destinação de uma Aupe (Área de Uso Público Especial) existente na Rua Alberto Marangoni.

A indicação da vereadora pede que a praça de lazer contemple quadra esportiva, playground, academia ao ar livre, projeto paisagístico, bancos, mesas e sanitários. Para ela, os atuais modelos de área de lazer estão ultrapassados. “E defendo que tenha um projeto paisagístico, que contemple arborização. Jaraguá do Sul, pelo porte que é e com a arrecadação que tem, pode partir para projetos pilotos nos mais variados bairros, ao invés de instalar isoladamente academia ao ar livre, ou isoladamente um parque infantil, ou isoladamente um campo de areia”, explicou.

Em relação a Vila Nova, Natália lembrou que o terreno que abrigava a área de lazer foi requerido pelo proprietário, ficando o bairro, assim como tantos outros, sem qualquer espaço deste tipo. “Acredito que esta indicação é o início para que esta área (Aupe) seja reservada para esta finalidade”, disse.

O líder de governo, José Osório de Ávila, adiantou que esta é uma reivindicação da Associação de Moradores, formalizada através de ofício, e que é também a intenção da prefeita. “Pediria então que o senhor agilizasse junto a prefeita, para que fizesse a destinação oficialmente, reservando esta Aupe para praça de lazer, já que existe intenção”, concluiu a vereadora.

Representantes da Associação de Moradores da Vila Nova prestigiaram a sessão.

Ilha da Figueira entre os pedidos

O vereador Francisco Alves também solicitou, através de indicação, uma área de lazer, com academia ao ar livre, para a Ilha da Figueira. Em função de desativação do espaço existente, ele relatou que hoje as crianças brincam em um terreno sem qualquer estrutura. O pedido é que a área seja disponibilizada no final da Rua Edmundo Georg.

“A José Theodoro Ribeiro é terceira rua em número de acidentes, conforme levantamento feito pelo Corpo de Bombeiros. Então não dá para deixar estas crianças nas ruas”, relatou. O líder de governo, José Osório de Ávila, se prontificou a dar os encaminhamentos.

INDICAÇÕES APROVADAS SESSÃO DIA 25.09

DO VEREADOR AMARILDO SARTI:

Nº 345/2012 – “QUE O EXECUTIVO MUNICIPAL, ATRAVÉS DA SECRETARIA COMPETENTE, DETERMINE PROVIDÊNCIAS NO SENTIDO DE REALIZAR A IMPLANTAÇÃO DE UMA GRADE DE CONTENÇÃO DE VEÍCULOS (COM PINTURA SINALIZADA) NA ESCADARIA EXISTENTE AO FINAL DA RUA Nº 570 – RUA DA ABOLIÇÃO, PARTE ALTA, QUE DESEMBOCA NA RUA Nº 733 – CARLA RÚBIA DRESSE, COHAB, BAIRRO RAU”.

Nº 346/2012 – “QUE O EXECUTIVO MUNICIPAL, ATRAVÉS DA SECRETARIA COMPETENTE, DETERMINE PROVIDÊNCIAS NO SENTIDO DE REALIZAR A IMPLANTAÇÃO DE UMA ÁREA DE LAZER NO LOTEAMENTO JARDIM EUROPA, BAIRRO TRÊS RIOS DO SUL, REGIÃO DA RUA Nº 1311 – OVÍDIO SPEZIA”.

DO VEREADOR FRANCISCO VALDECIR ALVES:

Nº 347/2012 – “QUE CITADA AUTORIDADE, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL COMPETENTE, PROVIDENCIE A INSTALAÇÃO DE UMA ÁREA DE LAZER COM ACADEMIA AO AR LIVRE, NO FINAL DA RUA 789 – EDMUNDO GEORG, NO BAIRRO ILHA DA FIGUEIRA”.

Nº 348/2012 – “QUE CITADA AUTORIDADE, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL COMPETENTE, PROVIDENCIE A PINTURA DE UMA FAIXA DE PEDESTRES NA RUA 10 – JOSÉ THEODORO RIBEIRO, PRÓXIMO AO SALÃO VITÓRIA, NO BAIRRO ILHA DA FIGUEIRA”.

DA VEREADORA NATÁLIA LUCIA PETRY:

Nº 337/2012 –  “QUE CITADA AUTORIDADE, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL COMPETENTE, PROVIDENCIE A DOAÇÃO DO LOTE SOB O CADASTRO Nº 53557, DESTINADO AO USO PÚBLICO ESPECIAL (AUPE), LOCALIZADO NA RUA 396 – ALBERTO MARANGONI, BAIRRO VILA NOVA, PARA QUE SEJA IMPLANTADA NO MESMO UMA PRAÇA DE LAZER QUE CONTEMPLE: QUADRA ESPORTIVA, PLAYGROUND, ACADEMIA AO AR LIVRE, PROJETO PAISAGÍSTICO, BANCOS, MESAS E SANITÁRIOS”.

Nº 341/2012 – “QUE CITADA AUTORIDADE, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL COMPETENTE, PROVIDENCIE A IMPLANTAÇÃO DE UMA PRAÇA DE LAZER NO BAIRRO SANTO ANTÔNIO QUE CONTEMPLE: QUADRA ESPORTIVA, PLAYGROUND, ACADEMIA AO AR LIVRE, PROJETO PAISAGÍSTICO, BANCOS, MESAS E SANITÁRIOS”.

Nº 342/2012 – “QUE CITADA AUTORIDADE, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL COMPETENTE, PROVIDENCIE A IMPLANTAÇÃO DE UMA LOMBADA FÍSICA NA RUA 887 – DOMINGOS ANACLETO GARCIA, NAS PROXIMIDADES DO POSTO VICENZI, NO BAIRRO SANTO ANTÔNIO”.