Vereadores aprovam instalação de temporizadores nos semáforos

A Câmara de Vereadores aprovou na sessão de ontem, 8, em segunda votação, o projeto de autoria do presidente da Casa, Ademar Winter, que estabelece a obrigatoriedade da instalação de temporizadores em toda os semáforos de Jaraguá do Sul, permitindo aos motoristas e pedestres visualizar a contagem regressiva do tempo de espera.

vereador Ademar Possamai (DEM)

O vereador Ademar Possamai elogiou a iniciativa e comentou ter recebido uma sugestão de um munícipe acerca desse projeto. A solicitação trata da sincronização dos semáforos. “Não são todos que daria para fazer, mas aqueles que possuem ligações. Sincronizar todos que dizer que todos estariam em um determinado tempo sequenciados”, disse.

Natália Lúcia Petry afirmou também defender a temporização do sequenciamento dos sinalizadores e parabenizou o presidente Ademar Winter pela criação do projeto. Segundo ela, é uma reivindicação de muitos moradores. “Os temporizadores vão beneficiar na diminuição das multas”, ressaltou.

Para o vereador Jaime Negherbon, a sincronização dos semáforos da Rua Reinoldo Rau e Av. Marechal Deodoro da Fonseca seria de extrema importância. “Não se pode colocar em todos os locais, mas ali deveria ter uma sincronização”, exaltou. Afonso Piazera Neto disse que em toda a área central da cidade facilitaria o fluxo de veículos. Comentou que em 2008, a sincronização foi instalada em todo o anel viário central, mas devido a problemas na fiação, foi desativado. De acordo com o vereador, a direção de trânsito da Prefeitura está fazendo um estudo para reimplantar a medida.

O vereador Justino da Luz falou da importância de, cada vez mais, dinamizar o trânsito em Jaraguá do Sul. “Quanto mais educação e orientação se tiver no trânsito, menor será a coleta de recursos através das multas”, observou.

Com relação a esta questão, Jaime Negherbon se pronunciou afirmando que a medida vai alertar o motorista, no sentido de evitar multas quando o sinal está amarelo.

Afonso Piazera Neto concorda com a implantação do projeto em todos os semáforos da cidade, porém afirma que um projeto de lei faz com que o município necessite de recursos do Executivo. Mas ele disse acreditar que vai servir de alerta à Prefeitura e vai dar mais segurança ao tráfego de veículos.

Francisco Alves defendeu a implantação do projeto e disse ter feito uma indicação no final do ano passado, para que os semáforos que possuem câmeras tenham placas indicativas. O vereador Lorival Demathê comentou que foi aprovada uma lei federal em 2011, que extingue a obrigatoriedade de placas indicando radares nas sinalizações. Piazera fez uma ressalva, dizendo que em Jaraguá do Sul, as placas que já existiam nos controladores permaneceram e as que foram implantadas posteriormente também possuem a indicação.