Vereadores comemoraram validade da Ficha Limpa

O vereador Jean Leutprecht comemorou na tribuna a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa. O vereador informou que às 16 horas desta quinta-feira, 16, foi proferido pelo ministro Ayres Brito o sexto voto favorável à constitucionalidade da lei, formando-se assim a maioria necessária para que todos os novos casos de inelegibilidade previstos na lei complementar aprovada pelo Congresso e sancionada em 2010, a partir de iniciativa popular, passem a ser aplicados aos candidatos às eleições municipais de outubro próximo.

Para o vereador, isto servirá para passar a limpo situações ocorridas no passado e “colocar certos políticos no seu devido lugar”.

Na opinião do vereador Justino da Luz, a iniciativa popular deve ser respeitada. “Um milhão e 200 mil assinaturas disseram que queriam o projeto”, completou, lembrando que um projeto de lei tramita na Casa impondo a mesma exigência para cargos comissionados no município.  “Estamos preocupados com a moralidade pública, que nossos filhos e netos olhem a política como algo importante para ser praticado”, colocou.

O vereador Jaime Negherbon também se pronunciou favoravelmente à Ficha Limpa. “O homem público deve dar exemplo”, resumiu.