Vereadores comentam sobre a implantação do curso de medicina

DSC01189Os vereadores Pedro Garcia e Arlindo Rincos utilizaram a tribuna durante a sessão desta quinta-feira, 04, para comentar sobre a implantação do curso de medicina em Jaraguá do Sul. Pedro Garcia destacou que o prefeito Dieter Janssen esteve em Brasília onde recebeu a notícia que a cidade está entre as 39 do Brasil autorizadas a ofertar o curso.

O vereador explicou que o primeiro passo foi definir as regiões que receberão os cursos e na sequência terá uma audiência pública, marcada para o dia 10 de setembro, em Brasília, onde será lançado o edital, pelo MEC, para que as instituições privadas possam se habilitar para ofertar o ensino da medicina. “A Faculdade Católica tem interesse e vai se candidatar”, adiantou.

Arlindo Rincos comentou que se concretizada, a iniciativa vai proporcionar, além de uma melhora significativa no serviço de saúde da região, economia para os municípios que não precisarão encaminhar pacientes para grandes centros. “O curso aqui vai facilitar a absorção de profissionais na região e ampliar o atendimento nos hospitais”, disse Rincos. Ele lembrou que a autorização é uma conquista para toda a região e que vai auxiliar na resolução da falta de médicos na cidade. “Não adianta construir postos e não ter médicos”, disse.

O parlamentar aproveitou para pleitear adoção de políticas públicas de expansão das universidades federais que oferecem ensino gratuito de medicina. Também se diz assustado ao pensar que no valor da mensalidade vai ser superior a R$ 5mil/mês. “Sabemos que a educação é a mola propulsora para o desenvolvimento e crescimento do país e precisamos pensar não só em ofertar cursos em universidades privadas, mas proporcionar o ensino para todos de maneira gratuita para democratizar o conhecimento”, disse.