Vereadores debatem sobre repasse aos hospitais

IMG_0054O atendimento do pronto socorro dos hospitais Jaraguá e São José esteve em pauta na sessão da Câmara de Vereadores desta quinta-feira, 04. A questão foi levantada quando os parlamentares avaliavam o projeto de Lei nº109/2014,  de autoria do Executivo, que promove a readequação orçamentaria de R$ 2.090 milhões para atender despesas com a transferência de recursos financeiros para os hospitais.

Jeferson de Oliveira disse ter recebido reclamações sobre a demora no atendimento na unidade de saúde. “Teve pessoas que procuraram o hospital e ficaram seis horas esperando”, citou. O parlamentar afirmou que o Município repassa mensalmente recursos, através de convênios, para prestar o atendimento de saúde que, na sua visão, precisa ser de qualidade. Jeferson de Oliveira relatou o caso de um paciente que esperou horas para atendimento.

Jocimar de Lima voltou a sugerir a construção de um hospital municipal em Jaraguá do Sul para fortalecer a rede de atendimento de saúde no município. O parlamentar lembrou que poderia desafogar o atendimento dos dois hospitais e, consequentemente, oferecer uma saúde pública de melhor qualidade. O vereador explicou que os R$ 14 milhões repassados aos dois hospitais anualmente poderiam ser investidos no hospital municipal, para oferecer o atendimento de baixa complexidade já que os hospitais Jaraguá e São José se enquadram no atendimento de média e alta complexidade.

Diante dos questionamentos, o líder de Governo, Pedro Garcia explicou o conteúdo da proposta legislativa que determina somente R$ 800 mil serão utilizados para transferência às instituições e o restante para pagamento de pessoal e encargos sociais. A proposta foi aprovada na sessão por 10 votos favoráveis.