Vereadores discutem falta de vagas nos Centros de Educação Infantil

DSC03940Em Jaraguá do Sul, mais de 800 crianças esperam por vaga no ensino infantil, segundo levantamento realizado pela Secretaria de Educação. No total, são 6.279 crianças matriculadas, mas o número de escolas existentes ainda não é suficiente para atender a demanda.

A situação é mais preocupante com a alteração da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da educação nacional, que torna obrigatória, até 2016, a matrícula de todas as crianças de 04 anos de idade na educação infantil. Antes da lei, os pais eram obrigados a matricular os filhos aos 06 anos de idade.

O assunto foi tema da última sessão, 14, do Legislativo Municipal. O vereador Pedro Garcia afirmou que se reuniu com a diretora municipal de Educação Infantil, Miraci Ribeiro Hahn, prefeito Dieter Janssen e pais, no Centro Municipal de Educação Infantil Professora Alvina Karsten Schwedler, na noite desegunda-feira, 13.  Ele explicou que a proposta da reunião foi a construção de novos Centros de Educação Infantil (CEIs). Um deles em Três Rios do Sul.

Elogiando o atendimento dos CEIs, o vereador Jair Pedri solicitou outras medidas para reduzir a “lista de espera”. Para Jair, as medidas de adequação são salutares, mas precisam ser expandidas. “Agora, com a nova lei, o município precisa mais do que nunca solucionar este problema. Não podemos mais esperar”, enfatizou Pedri.