Vereadores se reúnem com diretor de Trânsito

DSC09672A proposta de transformar a diretoria de Trânsito em autarquia foi apresentada pelo chefe do órgão, Rogério Luiz Kumlehn, na tarde de ontem, 02, na Câmara de Vereadores. Ele justificou a medida para dar mais autonomia ao órgão nos campos administrativos, técnicos e normativos, acelerando a implantação de melhorias no trânsito. “Precisamos implantar um sistema de controle de tráfego em tempo real que permite ampliar a segurança e a fluidez do tráfego”, disse.
Para o sistema, orçado em R$ 1,2 milhão que serão investidos na construção de um sistema de controle de tráfego urbano capaz de ajustar os planos semafóricos em tempo real de acordo com as condições vigentes de tráfego, Kumlehn pretende rever os percentuais do convênio, firmando entre Prefeitura de Jaraguá do Sul e a Secretaria de Estado da Segurança Pública. O convênio determina que os recursos oriundos das multas de trânsito, em torno de R$ 4 milhões anuais, sejam investidos em equipamentos e ações voltadas à melhoria do trânsito no município jaraguaense, estabelecendo que, da arrecadação líquida, 25% sejam destinados à utilização da Polícia Militar, 25% à Polícia Civil e 50% à administração municipal. A nova proposta da diretoria de Trânsito prevê uma redução de 10% no repasse para as policias civil e militar que ficaram com 15% cada. “Não dispomos de recursos para construir mais faixas elevadas pela cidade e sobram recursos nos Fundos da policias”, disse. Ele lembrou que a diretoria necessita investir na construção de faixas elevadas nas proximidades das escolas.

Área escolar

A diretoria de Trânsito da Prefeitura de Jaraguá do Sul está ampliando a sinalização horizontal, vertical, semafórica, que inclui repinturas de faixas de pedestres, de embarque e desembarque, construção de faixas elevadas, nas proximidades das 27 escolas e centro de educação infantil do município. O objetivo é atender a proposta dos vereadores que prevê a implantação de uma área escolar que determina, entre outras ações, intensificar a fiscalização e adequação dos espaços circunvizinhos num raio de 100 metros, providenciando iluminação pública no acesso às escolas, pavimentação de ruas, manutenção de calçadas, podas de árvores, limpeza de terrenos e retirada de entulhos.
Kumlehn reafirmou a intenção dos parlamentares de impor um controle rígido no que se refere a limites de velocidade, sinalização adequada e, inclusive, o uso exclusivo de vias em períodos para embarque e desembarque de passageiros. “Estamos buscando atender às solicitações dos vereadores”, salientou.
A reunião, proposta pelo vereador Arlindo Rincos, líder de Governo, teve a participação dos vereadores Wilson Bruch, João Fiamoncini, Eugênio Juraszek, Ademar Winter, José Ozorio de Ávila e Jocimar de Lima.