Vereadores integram comitiva de visita a obras

O presidente da Câmara de Vereadores, Jaime Negherbon e os vereadores Afonso Piazera Neto e Amarildo Sarti acompanharam a prefeita Cecília Konell em um cronograma de visitas nas obras que estão sendo realizadas pela Prefeitura em Jaraguá do Sul, nesta sexta-feira (29). Ao todo, foram 21 obras que tiveram o acompanhamento da prefeita, vereadores e comitiva de secretários municipais.

Pela manhã, a primeira construção foi a obra vizinha da Prefeitura, onde será inaugurado em julho deste ano, o Centro de Educação Infantil Carlo Andrei Emmendoerfer. A nova creche vai atender cerca de 200 crianças. O local antes sofria com a falta de espaço, mas a nova instalação dispõe de dois andares e rampas, facilitando o acesso.

O Secretário Municipal de Educação, Silvio Celeste, explicou que onde se encontra a creche atualmente, a antiga Fundação de Esportes da cidade, continuará funcionando, acolhendo em torno de 70 crianças.

A segunda visita foi ao local onde futuramente abrigará uma ponte ligando os bairros Jaraguá Esquerdo e Rio Molha. A comitiva prosseguiu para o bairro São Luís. O residencial Antônio Edmundo Pacheco é uma parceria entre a Prefeitura e o Sesc. De acordo com a Secretária Municipal de Habitação, Maristela Menel, o objetivo do condomínio é disponibilizar apartamentos às famílias desabrigadas nas chuvas que afetaram o município em 2008. Segundo ela, “a aquisição dos apartamentos será feita através de um financiamento de no máximo 200 reais ao mês”. Outro ponto importante é o zoneamento, se o residencial fica localizado perto do trabalho, escola, creche dessas famílias. A secretária ressaltou que os apartamentos do residencial são voltados a famílias de até no máximo dois filhos, as que possuem mais filhos são direcionadas à casas.

O trajeto continuou na Estação de Tratamento de Água do Garibaldi (ETA Sul). Conforme o presidente do Samae, Isair Moser, a nova estação vai englobar cerca de 16% de Jaraguá do Sul, incluindo também as regiões próximas à ETA. A conclusão da obra ocorrerá em julho.

A ponte que dá acesso ao bairro Garibaldi, nas proximidades do Flamenguinho, foi destruída na enxurrada de janeiro deste ano e deixou moradores ilhados. Na época, Na época, o presidente da Câmara, Jaime Negherbon, fez um pedido ao Executivo para que fosse construída uma ponte provisória, como uma medida paliativa para conter os estragos. A ponte provisória já foi construída e passou pelo itinerário da comitiva. Não há ainda uma data para a ponte definitiva. O presidente da Câmara elogiou a iniciativa da Prefeitura em atender a sua reivindicação e agora aguarda a nova ponte.

Outros locais visitados pela manhã foram a construção de asfalto na Rua Eurico Duwe e a construção do Posto de Saúde do Rio da Luz, a ampliação do Posto de Saúde no Santo Estevão e a ampliação de salas de aula na Escola Henrique Heise e Helmut Guilherme Duwee.