Vereadores participam da assinatura das obras da 280

DSC05463O vereador João Fiamoncini destacou, na sessão de ontem, 5, a assinatura da ordem de serviço para duplicação da BR-280 pela presidenta da República, Dilma Rousseff, na última terça-feira. A obra é a principal reivindicação de Jaraguá do Sul e região ao governo federal dos últimos anos.

Cumprindo a agenda em Brasília com o vereador Eugênio Juraszek e assessoria, Fiamoncini comentou da feliz coincidência de poder, através da articulação política junto a deputados federais, prestigiar o ato, que contou com a participação restrita de autoridades federais e da região, entre as quais o prefeito Dieter Janssen e a presidente da Acijs (Associação Empresarial de Jaraguá do Sul), Monika Hufenüssler Conrads.

Segundo ele, a presidenta assinou o início das obras em dois dos três lotes. No lote 1, de São Francisco do Sul a BR-101, o resultado foi contestado judicialmente e está em análise o recurso contra a liminar. “Este lote deve ser assinado semana que vem”, informou.

A ordem de serviço assinada compreende o trecho que vai da BR-101 até o KM 50,7 em Guaramirim.  “São 14 km onde serão construídos dois viadutos, duas pontes e duas passarelas”, informou o vereador. O valor licitado é de R$ 134,2 milhões.

Ainda conforme o parlamentar, a partir das proximidades da Weg Química, a duplicação seguirá um novo traçado com a construção de um contorno rodoviário, com extensão de 23,9 km. Este será o trecho de investimento mais significativo: R$ 535,7 milhões. Serão 15 viadutos, duas pontes e dois túneis paralelos.

O vereador reproduziu um trecho do discurso da presidenta na ocasião. Ela destacou que ao fazer os investimentos de ampliação do Porto de São Francisco do Sul, obra entregue na última semana, era necessário também ampliar o acesso ao porto através da duplicação.

Segundo a presidenta, a obra vai beneficiar diretamente alguns municípios E outros indiretamente pois vai melhorar o fluxo de mercadorias e de pessoas. Dilma destacou, ainda, a construção do contorno rodoviário, retirando o tráfego de longa distância das travessias urbanas de Jaraguá do Sul e também de Guaramirim.

“A obra, portanto, contempla os interesses da população. Retirar o tráfego pesado significa beneficiar a carga, mas significa fundamentalmente evitar acidentes, evitar um tráfego pesado em região urbana”, concluiu.

Vereadores contrapõem críticas sobre viagens

Em aparte, o vereador Jocimar de Lima parabenizou os colegas pela oportunidade de acompanhar a assinatura da ordem de serviço da BR-280. “O que me deixa preocupado é quando um vereador encaminha um projeto para viagem ou curso, e nem chegou a ir a votação já tem várias pessoas comentando e criticando, mas não sabem da importância de estar lá. Acho impossível um vereador com tanto compromisso igual eu tenho com minha cidade, com meu trabalho, ir de um dia para outro se não for por um compromisso importante”, afirmou.

Jocimar de Lima disse que pretendia também ir a capital, para uma audiência no Ministério da Segurança, mas que acabou “não dando certo”. “Mas parabenizo vocês por estarem acompanhando esta grande obra para nossa cidade”, finalizou.

João Fiamoncini acrescentou dizendo que o povo os elegeu “e o que ele espera de nós é o nosso trabalho e comprometimento com eles”. O vereador também disse que se dedica integralmente ao mandato. “Fomos eleitos para trabalhar em Jaraguá do Sul mas o recurso esta no governo federal. Se tem sobras orçamentárias, devemos buscar estes recursos para Jaraguá do Sul. Esperamos agora é o retorno de nossos deputados”, finalizou.