Vereadores recebem informações sobre Projeto de resíduos sólidos

Vereadores estiveram reunidos nesta quinta-feira, 27, com o engenheiro agrônomo Cesar Rocha, da FUJAMA – Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente – para obterem mais esclarecimentos acerca do PL 12/2017 de autoria do Executivo e que versa sobre os grandes geradores de lixo no município.

O projeto busca disciplinar o gerenciamento de resíduos sólidos produzidos por grandes geradores, ou seja que estes estabelecimentos fiquem responsáveis pela coleta e destinação do lixo produzido em suas atividades.

O PL foi aprovado em 1ª votação na terça-feira, 25 e abrange 51 empresas. Todas com geração residual acima de 600 litros por semana. “A intenção da iniciativa é reduzir os custos da coleta de lixo no município e ao mesmo tempo garantir um serviço mais justo para o munícipe”, ressaltou Cesar Rocha. De acordo com ele, hoje, empresas pagam a mesma taxa de coleta que as residências e geram volume de lixo bem maior.

O projeto quer incentivar também a pratica da reciclagem e reaproveitamento de resíduos. O representante da Fujama adiantou ainda que haverá fiscalização quanto ao cumprimento da lei.

Na sessão ordinária desta quinta-feira, o vereador Marcelindo Gruner chegou a pedir que o PL 12 fosse incluído na pauta de votações – ele não estava – mas o vereador Ronaldo de Souza(Magal), acabou pedindo vistas do mesmo. O Projeto deverá entrar na pauta da próxima semana.