Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vereadores requerem informações sobre nova via

COMPARTILHE

Um pedido de informações acerca das obras de construção de uma via na Ilha da Figueira, ligando as ruas Rinaldo Bogo e José Theodoro Ribeiro, foi aprovado pelo plenário da Câmara nesta terça-feira, 10. A autoria da proposição é dos vereadores Francisco Alves, Jaime Negherbon, Jean Leutprecht, Justino da Luz e Natália Lúcia Petry.

O pedido foi feito após a recusa do responsável pelas obras na Prefeitura em participar de reunião com os vereadores, solicitação feita por Jean Leutprecht, segundo ele motivada por dúvidas levantadas por munícipes.

A vereadora Natália Lúcia Petry lembrou que uma das principais funções dos vereadores é a fiscalizatória e que para exercê-la é necessário ter acesso às informações de caráter público.

“Todas as obras são necessárias, importantes, e esta Casa tem aprovado os projetos na sua maioria. No entanto, se há dúvidas, denúncias, nos cabe buscar as informações corretas. Apurar os fatos é nossa obrigação”, resumiu, seguida pelos vereadores Francisco Alves e Justino da Luz. “Não estamos aqui para agradar. Mas para representar 143 mil habitantes”, acrescentou ele.

Justino também criticou a não disponibilização de informações pela Prefeitura através do seu site na internet, obrigatoriedade prevista na Lei de Acesso à Informação. “O portal da transparência não está funcionado. Não conseguimos pegar muitas informações lá”, comentou.

vereador Celso Hille (PSDB)
vereador Celso Hille (PSDB)

Para Celso Hille, as respostas devem ser remetidas aos vereadores, que fizeram a solicitação, e não serem divulgadas através da imprensa, como feito pelo governo. “Os vereadores têm todo direito de vir aqui e solicitar. Se eu faço uma construção, vem a fiscalização e precisa apresentar os documentos, senão a obra é barrada”, comparou.

Na opinião de Jean Leutprecht, perdeu-se tempo com algo que não havia necessidade, devido até a simplicidade do pedido. “Algumas pessoas têm que entender a função de cada um. Vereador é fiscalizar e legislar. E secretário e diretor é executar, e não ficar falando besteira em meio de comunicação”, criticou o vereador, que vai entrar com uma proposta de alteração no Regimento Interno da Câmara para que não haja mais necessidade de votação plenária dos pedidos de informação.

A proposição recebeu seis votos favoráveis – dos autores Jaime Negherbon, Jean Leutprecht, Justino da Luz, Natália Petry e mais os vereadores Ademar Possamai e Celso Hille – e quatro contrários – Amarildo Sarti, Isair Moser, José Osório de Ávila e Lorival Demathê.

PEDIDO DE INFORMAÇÕES

DOS VEREADORES FRANCISCO VALDECIR ALVES, JAIME NEGHERBON, JEAN CARLO LEUTPRECHT, JUSTINO PEREIRA DA LUZ E NATÁLIA LUCIA PETRY

Nº 6/2012 – ATENDENDO AO DISPOSTO NO INCISO IX, DO ARTIGO 8º DA LEI ORGÂNICA MUNICIPAL, BEM COMO O DISPOSTO DO ARTIGO 259 DO REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA MUNICIPAL DE JARAGUÁ DO SUL E ARTIGO 31 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL; VIMOS SOLICITAR, NA QUALIDADE DE VEREADORES, COM ASSENTO NESTA CASA DE LEIS, QUE SEJAM ENCAMINHADAS AS SEGUINTES INFORMAÇÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DE UMA VIA PÚBLICA (RUA 1360), LIGANDO AS RUAS RINALDO BOGO E JOSÉ THEODORO RIBEIRO, NO BAIRRO ILHA DA FIGUEIRA, A FIM DE SE FAZER CUMPRIR AS ATRIBUIÇÕES E COMPETÊNCIAS FISCALIZADORAS INERENTES ÀS FUNÇÕES LEGISLATIVAS:

– DA METRAGEM TOTAL, QUANTOS METROS QUADRADOS SERÃO UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO DA VIA?

– QUAL METRAGEM DA FAIXA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL À BEIRA DO RIBEIRÃO BOA VISTA?

– QUAL VALOR DISPENDIDO NA AQUISIÇÃO DO IMÓVEL E DE QUE FORMA SE DEU ESTE PROCESSO?

– CÓPIA DE PARECER TÉCNICO QUE JUSTIFIQUE A ESCOLHA DO LOCAL PARA CONSTRUÇÃO DA REFERIDA VIA;

– CÓPIA DE PARECER DO MINISTÉRIO PÚBLICO SOBRE OS ASPECTOS AMBIENTAIS;

– CÓPIA DO PROCESSO LICITATÓRIO PARA CONTRATAÇÃO DA EMPRESA RESPONSÁVEL PELA OBRA.