Vereadores visitam Centro de Equoterapia de Jaraguá

DSC04284Para entender o funcionamento, os vereadores Eugênio Juraszek e Arlindo Rincos visitaram na tarde desta terça-feira, 22, visitaram Centro de equoterapia, mantido pela Associação Jaraguaense de Equoterapia, localizada as margens Br 280. Os parlamentares buscam subsídios para oferecer o atendimento gratuito. “Diante da importância das sessões, precisamos oferecer o atendimento de pessoas com deficiência física de baixa renda”, explicou Juraszek.
Para atender a demanda, a presidente da entidade, Andressa Titz, salientou a necessidade de investimentos na construção de uma área coberta para o picadeiro e subvenções municipais destinadas a custear as sessões. “Temos possibilidade de realizar mais de 80 atendimentos por mês”, explicou ela. Hoje, no local são atendidos 33 pacientes que pagam em torno de R$ 75 por cada sessão. “Precisamos de R$ 18 mil para atender 33 pacientes”, disse ela.
Os vereadores reiteraram a necessidade do reconhecimento como instituição de utilidade pública municipal e estadual. Por intercessão do deputado estadual Carlos Chiodini, o plenário da Assembleia Legislativa avalia a proposta na próxima semana. Se aprovado, a entidade está credenciada a receber recursos por meio de compra de serviços. “Já conversamos a respeito do assunto com o prefeito e com o deputado, agora iremos avaliar como contribuir com a equoterapia, através de uma comissão”, explicou Juraszek.
Para o vereador Arlindo Rincos, o centro atende os requisitos necessários na legislação municipal. “A entidade comprova atendimento as condições das leis que dispõe sobre as normas de declaração de utilidade”, argumenta o parlamentar. Também nesta semana, o Conselho Municipal da Criança e Adolescente avalia a proposta de inscrição do Centro para oferecer os serviços, através da compra de sessões.
No dia 14 de junho, vereadores e diretores da entidade se reúnem para formar um grupo de trabalho. A intenção é elaborar um projeto de captação de recursos da iniciativa privada para construção do picadeiro e interceder junto ao Executivo para ofertar sessões as pacientes de famílias comprovadamente de baixa renda no município.