Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Dependentes de vítimas de violência doméstica têm reserva de vagas na rede de ensino municipal

COMPARTILHE

Dependentes de mulheres vítimas de violência doméstica têm vagas garantidas em creches e escolas da rede pública municipal de Jaraguá do Sul. O direito foi criado em 2023, por meio da lei nº 9.320, aprovada pelo plenário da Câmara Municipal e de autoria dos vereadores Jair Pedri (PSD), Osmair Gadotti (MDB), Jonathan Reinke (União), Sirley Schappo (Novo), Jeferson Cardozo (legislatura 2021-2024) e Nina Santin Camello (legislatura 2021-2024).

A regra também se aplica a casos que envolvem mulheres vítimas de violência familiar de natureza física, psicológica ou sexual.

A medida também assegura a transferência imediata para outra unidade escolar em caso de mudança de endereço da mãe, como forma de resguardo da segurança. A alocação de vagas independe de zoneamento escolar, e o local é estabelecido conforme a necessidade da mulher e de seus filhos.

A lei também garante que vagas no período integral serão preferencialmente concedidas em casos de mães que trabalham em horário comercial. Para poder se utilizar do direito, a mulher deve apresentar boletim de ocorrência e relatório de encaminhamento da Secretaria de Assistência Social e Habitação.

Agosto Lilás reforça direitos e garantias à cidadania feminina

A garantia de educação e a promoção da segurança física a mães e dependentes em situação de violência é uma das pautas que fazem parte da exposição “As leis de Jaraguá do Sul ao lado das mulheres”, na sede da Câmara Municipal, no Espaço Cultural Professor Dolcidio Menel.

A mostra pode ser visitada livremente até o dia 15 de agosto, e exibe diversas iniciativas que passaram pelo plenário da Câmara Municipal e que procuram fortalecer a cidadania das mulheres e garantir sua plena participação e segurança na sociedade. O oferecimento de reserva de vagas na rede municipal de educação é uma dessas propostas que buscam salvaguardar a integridade não só das mulheres, mas também oferecer proteção aos seus filhos e dependentes.

Ir para o conteúdo