A participação de mulheres nos ambientes de negócios é incentivada por meio do Dia da Mulher Empreendedora, comemorado anualmente em Jaraguá do Sul no dia 19 de novembro. A data foi criada por meio da lei nº 8.882 e faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Município. A iniciativa é de autoria da vereadora Nina Santin Camello (legislatura 2021-2024) e promove uma oportunidade de valorização para o trabalho e a iniciativa de mulheres em empresas e negócios próprios.
A comemoração coincide com o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, criado pelas Nações Unidas, com o propósito de ampliar as oportunidades para as mulheres em meios corporativos. A matéria destaca a participação feminina na vida econômica da sociedade e aponta para a imprescindível presença de mulheres que, com iniciativa própria, fortalecem diversos setores da sociedade, desde os setores do comércio até o trabalho social.
Além disso, a legislação sublinha que, frequentemente, as empreendedoras têm de empregar sua força e seu tempo em outras atividades além dos setores de trabalho, como o voluntariado e os afazeres domésticos e cuidado com a família.
Valorização do trabalho e da iniciativa feminina
A exposição “Leis Municipais voltadas à garantia de direitos às mulheres”, na sede da Câmara Municipal, reforça o compromisso do Legislativo em valorizar a iniciativa e a energia de mulheres que fortalecem a economia e a sociedade jaraguaense. Ela pode ser visitada até o dia 15 de agosto e também exibe outras leis que garantem segurança, respaldo e apoio para as mulheres de Jaraguá do Sul.