Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ações da Rede Feminina de Combate ao Câncer são apresentadas

COMPARTILHE

Atendendo requerimento do vereador Anderson Kassner, a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Darcy Tomaselli Bertoldi, participou da sessão ordinária desta terça-feira, 1° de Agosto.

Darcy apresentou dados sobre a entidade e respondeu aos questionamentos dos parlamentares. Segundo ela a rede Feminina conta hoje com vários colaboradores contratados, desde enfermeiros psicólogos, até médicos especialistas, entre outros.

Em média são realizados por mês, 500 exames de colo de útero e mamas. Também são oferecidos gratuitamente às pacientes, atendimentos em várias terapias alternativas, como reiki, acupuntura e yoga, além de auxílio jurídico. Ações sócio educativas vem sendo um diferencial da entidade.

Darci frisou ainda que atualmente, 100 pacientes oncológicas estão em acompanhamento juntamente com suas famílias.

A presidente reforçou que todo o atendimento é feito via SUS e alguns bancados pela própria entidade afim de auxiliar as pacientes.

“A Rede Feminina também faz doações de sutiãs com próteses artesanais e empréstimo de perucas para as pacientes em quimioterapia”, ressalta Darcy.

A entidade se mantém com recursos próprios, através de eventos como “o café da tarde cor de rosa” e o “outubro rosa”, além de convênio com a prefeitura, que não ultrapassa os 15 mil reais e do Governo do Estado, valor de pouco mais de 14 mil reais. O gasto mensal chega a R$40 mil reais segundo a presidente. “A receita não cobre os gastos”, lamenta ela.

Além de conhecer os trabalhos realizados pela entidade, a intenção de Kassner em convidar as representantes da Rede Feminina, foi entender sua atual situação financeira, diante da crise e buscar soluções para a melhoria dos serviços prestados. “Nós da sociedade temos que fazer alguma coisa para ajudar”, reforça Anderson.