Alunos apresentam reivindicações no plenário

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul recebeu na noite de terça-feira (03/11), o penúltimo grupo de escolas participantes da edição 2015 do Projeto Câmara.com Você. O programa leva para os alunos de terceiros anos das escolas públicas e privadas de Jaraguá do Sul informações sobre os três poderes e a importância do voto consciente.
Depois da palestra que os alunos recebem nas escolas pela equipe da Câmara, chegou a vez deles se manifestarem. Os estudantes escolhem um representante para fazer a leitura das reivindicações definidas pelos estudantes no plenário, durante sessão ordinária.
O estudante Samuel Lopes falou em nome dos estudantes da Escola Valdete Piazera. Eles pediram a ampliação de horários no transporte público do Rio Cerro, sentido bairro/centro. Segundo Samuel, os veículos estão superlotados e não estão parando para os estudantes. A segunda reivindicação é uma Moção de Apelo ao Governo do Estado para que seja instalado no pátio interno da escola um sistema de drenagem de águas pluviais. O último pedido é para que seja colocado um sinaleiro de pedestre em frente à escola.
As reivindicações da Escola Darcy Frank Welk foram lidas por Luan Rodriguez, que solicitou reformas nos abrigos para passageiros de ônibus, como também a fixação dos horários das linhas. O segundo pedido é sobre as obras asfálticas após os trabalhos realizados pelo Samae: os alunos pedem agilidade das empresas terceirizadas para que os reparos sejam realizados com mais eficiência. A última prioridade eleita pelos alunos da Escola Darcy Frank Welk é de que sejam realizadas ações para o controle de animais abandonados no município.
O aluno André Martins Bargestram leu as reivindicações no plenário em nome dos alunos da Escola Giardini Lenzi. O primeiro pedido é para que sejam realizados estudos para pavimentação ou macadamização da Rua Dorval Marcato, que dá acesso à escola. Uma Moção de Apelo ao Governo do Estado foi solicitada para que seja realizada uma reforma geral na Escola Giardini Lenzi. Os alunos também indicaram a melhoria na sinalização de pontos turísticos pelo município.
A presidente da Casa, Natália Lúcia Petry, afirmou que esse espaço que é dado para que os alunos possam apresentar as reivindicações, sejam elas responsabilidade do município ou do Estado. “As propostas de manutenção apresentadas pelos alunos da Valdete Piazera e Giardini Lenzi, principalmente, se repetem desde o primeiro ano do projeto Câmara.com Você”, contou. Natália esclareceu que as manutenções das escolas não estavam entre as 12 prioridades apresentadas na reunião do Orçamento Regionalizado realizado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), que ocorre anualmente e enumera os investimentos em cada região. Ela explicou que fez a defesa das reivindicações de melhorias nas escolas, e o Estado destinou R$ 750 mil para a manutenção das escolas aqui da região, incluindo a Escola Valdete Piazera e Giardini Lenzi. “Vocês não são o futuro, vocês já são o presente”, declarou. “Nosso respeito é tão grande por vocês que prestamos muita atenção das reivindicações que vocês nos apresentam aqui”, finalizou.