Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Autorizada cessão de respiradores pulmonares para outros municípios

COMPARTILHE

Autorizada cessão de respiradores pulmonares para outros municípios  

Secretaria de Saúde enviará os aparelhos para Corupá, Massaranduba, Schroeder, Guaramirim, Garuva e Barra Velha. 

 

Na sessão extra desta terça-feira (11), os vereadores aprovaram em votação única (regime de urgência), por unanimidade de votos, o PL nº 181/2020, que autoriza o município, através da Secretaria de Saúde, a celebrar termos de cessão de uso gratuito de bens públicos aos municípios de Barra Velha, Corupá, Garuva, Guaramirim, Massaranduba e Schroeder, para auxílio no combate à pandemia de Covid-19. São 10 respiradores (cinco de transporte e cinco de UTI), que Jaraguá do Sul recebeu do Ministério da Saúde / Governo Federal.

Segundo explica a mensagem da matéria, o objetivo é possibilitar o adequado manejo e maior chance de estabilização dos pacientes graves nas cidades contempladas, até o devido encaminhamento desses pacientes ao serviço hospitalar disponível.

O texto esclarece, ainda, que devido à reestruturação adequada dos leitos hospitalares em Jaraguá do Sul, há uma quantidade suficiente de respiradores/ventiladores de UTI e de transporte, o que possibilita a cessão (comodato) destes aparelhos para os Prontos Atendimentos dos municípios de Corupá, Massaranduba, Schroeder, Guaramirim, Garuva e Barra Velha. “Melhor ceder estes aparelhos, para que sejam utilizados, do que eles ficarem encaixotados. É uma questão humanitária”, explicou o líder de governo na Câmara.

A prefeitura ressalta que os respiradores estão em condições perfeitas e possuem garantia de 12 meses. As cessões terão vigência a partir da data de assinatura de cada termo, até 31 de dezembro de 2020, podendo ser revogadas a qualquer tempo se o interesse público assim o exigir.

“Diante do cenário do combate ao novo Coronavírus, faz-se imprescindível a promoção de ações que visem atender as demandas para garantir a saúde e comodidade de atendimento aos pacientes com COVID-19”, diz parte do texto.

Antes da sessão, em uma reunião virtual, integrantes do Executivo explicaram e esclareceram dúvidas dos parlamentares sobre o projeto.