Câmara homenageia Compir no Dia Nacional da Consciência Negra

IMG_6955 Como formar de valorizar a luta dos negros pela conquista de um espaço digno e respeitável dentro da sociedade e de marcar 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, a Câmara de Vereadores prestou, durante a sessão de ontem, 20, uma homenagem ao Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir).  A cerimônia contou com a participação, além dos parlamentes, de representantes do Executivo, autoridades municipais e dos homenageados.

O presidente da Câmara, vereador Arlindo Rincos, destacou a importância do órgão de colegiado, composto por poder público e sociedade civil,  de garantir adoção de políticas públicas dirigidas à proteção e à defesa dos Direitos Humanos dos afrodescendentes, de grupos étnicos e/ou segmentos historicamente estigmatizados por relações etnorraciais.

Ele também exaltou o compromisso de todos que abraçaram a causa e destacou a importância de respeitar todas as etnias e religiões, e a importância de entidades jaraguaenses que lutam pela igualdade social na cidade. “Entidades de Jaraguá sempre atenderam a luta pela igualdade social, religiosa, racial, merecem ser homenageadas”, disse. O vereador recordou a história, fazendo menção ao maior líder negro, o Zumbi dos Palmares, na luta pela liberdade.

O secretário Municipal de Educação, Elson Cardoso, disse que a educação é essencial na luta contra o preconceito. O presidente do Compir, Luis Fernando Olegar, reafirmou a importância de debater temas como inserção do negro no mercado de trabalho, na política e na sociedade em geral. Também defendeu desenvolvimento de programas e projetos que promovam a igualdade e mais oportunidades para os descendentes da raça negra.

Além de placa, foram entregues boques de rosas aos representantes de cada entidade que participa do conselho.