Câmara presta primeira homenagem aos surdos do município

DSC05695A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul lembrou a passagem do Dia Nacional dos Surdos com uma homenagem durante a sessão de ontem, 26, dia em que se comemora a data. Foi a primeira homenagem aos surdos feita na história do município, onde vivem mais de mil pessoas surdas.

Toda a cerimônia teve a interpretação da Língua Nacional de Sinais, Libras, a começar pelo Hino Nacional Brasileiro, apresentado por Paulo Praxedes Priprá. Dezenas de surdos compareceram a Câmara. O cerimonial ficou a cargo do voluntário da Associação de Surdos do município e servidor da Câmara, Dino de Luca Moreira.

A homenagem foi um momento de reflexão diante das dificuldades vivenciadas por estas pessoas. Segundo Dino, não há funcionários públicos em Jaraguá do Sul com domínio da linguagem de sinais, comprometendo assim o atendimento destas pessoas nas políticas públicas do município.

A inserção no mercado de trabalho é  outro desafio, como destacou em seu depoimento Paula Markewicz, fundadora da Pastoral dos Surdos na cidade. Paulo Praxedes também se pronunciou e cobrou o ensino da linguagem para alunos da rede pública e particular de ensino. “Queremos mostra a nossa luta, e não nosso medo”, disse.

Emocionados, todos agradeceram a homenagem pela Câmara, por iniciativa do vereador Vitório Altair Lazzaris. O parlamentar é autor do projeto “Ouvindo os Surdos”, apresentado ao Executivo para proporcionar oficinas de Libras aos setores público e privado. “Assumi um compromisso de ajudar a comunidade surda de Jaraguá do Sul Estou cumprindo este compromisso. Vamos continuar trabalhando juntos”, discursou.

Ao presidente da Associação dos Surdos de Jaraguá do Sul, Elmo Wolles Júnior, Lazzaris entregou uma cópia da chave da sede que a entidade pleiteava. O espaço foi cedido pela administração municipal e fica localizado no terminal rodoviário.

Durante a homenagem, três alunos de escolas do município apresentaram poemas com interpretação na língua dos sinais: Nilson Berlanda, Izabela Silveira Maméde e Francielle Daiane Chagas.

A reprise da homenagem pode ser assistida pelo site da Câmara – www.jaraguadosul.sc.leg.br. Ela fica arquivada no link  “Assista a programação da TV Câmara”. Nele você também encontra a entrevista da semana com a Paula.