Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Canil Setorial do 14º Batalhão recebe homenagem na Câmara

COMPARTILHE

A Câmara Municipal, através do vereador Jackson José de Ávila (MDB), homenageou na sessão desta terça-feira (13), o canil setorial do 14º Batalhão de Polícia Militar de Jaraguá do Sul. Na oportunidade os quatro policiais adestradores (Cabo Cattoni e Soldados Freitas, Ramos e Fietz), acompanhados de seus cães (Eros, Zaion, Astro e Odin), receberam placa alusiva aos relevantes serviços prestados à comunidade.

Em função da presença dos cães no plenário, a homenagem foi realizada ainda antes da votação dos projetos. Jackson José de Ávila fez questão de mencionar a importância do trabalho realizado pelo canil em diversas ocorrências no município. “Tive a honra de prestigiar o trabalho de vocês, de ver a capacidade destes animais. Ficamos felizes por ter este serviço em nossa cidade”, ressaltou ele, mencionando também ofício assinado pelo então presidente da Câmara à época, Marcelindo Carlos Gruner (PTB), pedindo ao Executivo recursos para a manutenção das atividades do canil. “Estamos cobrando recursos na ordem de R$ 10 mil”, esclareceu.

Cb Cattoni, em nome dos demais soldados, agradeceu a homenagem e frisou a capacidade dos cães no atendimento em diversos tipos de ambientes e modalidades de policiamento.

 

O Canil Setorial

O Canil Setorial foi criado em 2011, com a aquisição de dois cães belga mallinois, o cão Thor e o cão Zeus.

Em 2014 o Comando, reconhecendo a eficiência da modalidade, efetivou parceria com a SDR, para construção do novo canil setorial. Em 2015, o cão Thor foi reformado e não atua mais nas operações militares. Para recompor a guarnição o canil recebeu em 2016 o cão Zaion. Na sequência vieram os demais.

O treinamento dos policiais e dos cães é diferenciado, pois atuam em várias modalidades de policiamento, principalmente Rádio Patrulha, Pelotão de Patrulhamento Tático, Grupamento Aéreo e Agência de Inteligência.

Os cães são adestrados para operarem em “Triplo Emprego”. Faro, que é a busca de entorpecentes e armas; Busca e Captura, que é a ação em mata para captura de foragidos e Guarda e Proteção, que é utilizada no patrulhamento tático K9, ronda em viaturas para apoio das guarnições, policiamento de futebol e controle de distúrbios civis.

Após um período de 18 meses os cães policiais têm condições de acompanhar seus condutores nas mais variadas missões, através de comandos verbais e gestos que auxiliam na segurança durante as abordagens. Muitas vezes a atuação desses cães é a diferença entre prender um criminoso perigoso ou deixa-lo escapar.