Diretor do Sesi explica programa Jaraguá Mais Saudável

Na sessão ordinária desta terça-feira (18), o diretor regional do Sesi, Jefferson Galdino, explicou detalhes do programa Jaraguá Mais Saudável aos vereadores de Jaraguá do Sul. O requerimento foi feito pelo presidente da Casa, Anderson Kassner (PP). O programa é uma parceria entre Fiesc/Sesi, poder público jaraguaense e organizações do município como Polícia Militar e igrejas Católica e Luterana.

Galdino explica que o programa é inspirado no Blue Zones, que mapeia áreas do mundo onde estão as maiores expectativas de vida. Os pesquisadores do Blue Zones, explica o diretor, identificaram hábitos que são comuns nesses locais e que ajudam à população na melhoria da qualidade de vida e no aumento da expectativa de vida. A intenção do programa Jaraguá Mais Saudável é realizar ações que fomentem esses hábitos.

Segundo Galdino, Jaraguá do Sul já apresenta alguns hábitos que ajudam nessa questão: esporte de aventura, corridas de rua, pedal, hortas comunitárias, turismo religioso, grupo de idosos, saneamento básico, cultura do voluntariado, programas como o Proerd e Proeva, entre outros. Ele ainda acrescenta que o programa seguirá em três frentes: alimentação, atividades físicas e de socialização.