Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Eugênio fala sobre estudo de combate ao maruim

COMPARTILHE

Sessão Ordinária 007O vereador Eugênio Juraszek (PP) ocupou a Palavra Livre, na sessão de terça-feira (05/05), para ressaltar os estudos que estão sendo desenvolvidos pela Amvali e Fundação 25 de Julho, de Joinville e Fujama, para combater o maruim, também conhecido como mosquito-pólvora.

Atendendo pedido do parlamentar, a Associação dos Vereadores do Vale do Itapocu (Avevi), colocou o assunto em debate na plenária da entidade, realizada na segunda-feira (04/05), na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. “Solicitei para que a Avevi incluísse na pauta a participação do biólogo Luis Américo, que realiza pesquisa de campo para o combate ao inseto. Fui atendido e o biólogo explicou o que vem sendo feito e a necessidade de continuar a pesquisa”, explicou Juraszek.

Ele também sugeriu para a associação, criação de uma comissão com vereadores de todos os municípios da Amvali para pressionar a Secretaria de Estado da Agricultura, com o objetivo de angariar recursos para ampliação da pesquisa. “Todas as cidades do Vale do Itapocu sofrem com o excesso do mosquito, por isso precisamos encontrar uma solução urgente para este caso”, ressaltou.

O parlamentar afirmou ainda que a pesquisa vem conquistando avanços, mas ainda é pouco perto da incidência do maruim em Jaraguá do Sul e região. “A Avevi se prontificou criar esta comissão de vereadores para buscar estes recursos e soluções no combate ao inseto”, finalizou.

Como controlar o maruim

Por enquanto não existem bioinseticidas oficialmente registrados para o combate do maruim. Para amenizar os ataques as pessoas podem adotar medidas preventivas, como:

– Utilização de óleos à base de citronela, cravo e folhas de nem aplicados no ambiente.
– Utilização de telas de proteção tipo voal nas portas e janelas das casas e escolas.
– Eliminação de matéria orgânica nas imediações das propriedades.

Como contribuir para diminuir a infestação do maruim
– Evitar o acúmulo de matéria orgânica como madeiras apodrecidas, cascas de árvores, esterco e lama.
– Cobrir com plástico touceiras de bananeiras e de árvores cortadas que acumulam água.
– Manter limpos quintais e terrenos baldios.