Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Notas da Câmara 08/12/15

COMPARTILHE

OLESC
PresidenteA presidente da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, Natália Lúcia Petry (PMDB) ressaltou na sessão de terça-feira (08/12), a realização da 15ª edição dos Jogos da Juventude (Olesc), entre os dias 28 de novembro e cinco de dezembro, na cidade. Ela disse que a competição reuniu cerca de 3.400 atletas e técnicos de 75 municípios catarinenses. “Jaraguá do Sul participou com uma delegação de 200 atletas e obteve o quinto lugar geral”, informou. Natália afirmou ainda que a realização só foi possível devido ao esforço dos dirigentes esportivos de Santa Catarina, que se mobilizaram após anuncio do cancelamento da Olesc, pelo governo estadual. “Também é preciso fazer deferencia ao presidente da Fundação Municipal de Esportes de Jaraguá do Sul, Jean Leuprecht, quando assumiu cadeira como deputado estadual neste ano e teve a oportunidade de defender como bandeira a realização desta competição, juntamente com os dirigentes e segmentos esportivos do nosso estado. Teve êxito e Jaraguá do Sul foi sede da Olesc 2015”, manifestou. Disse ainda que a competição movimentou o comércio, a rede hoteleira e a cidade ganhou muito neste período. “O esporte é investimento e nesta direção estamos trabalhando para a instituição e regulamentação do fundo do esporte, que a exemplo de outros já em funcionamento na cidade, contribuem no desenvolvimento de projetos. O fundo do esporte terá este objetivo, investir nesta área que auxilia na formação do cidadão”, finalizou.

MERCADO MUNICIPAL
Notas EugênioO vereador Eugênio Juraszek (PP), explanou durante a Ordem do Dia, na sessão de terça-feira (08/12), sobre reforma do mercado público de Jaraguá do Sul. Ele disse que o mercado municipal precisa de um carinho especial e que conversou com algumas pessoas, que solicitaram para ele defender a bandeira da revitalização do espaço público. “Sonho com um café colonial, um restaurante com mesas ao ar livre, internet para os jovens, bem como mais espaço para os produtos coloniais de nossa cidade. Também queremos banheiros novos e que possa atender aos deficientes”, argumentou. Para Juraszek “o mercado municipal deve ser um local agradável, um ponto de encontro para os jaraguaenses e turistas, oportunizando lazer e gerando renda para nossa cidade”. Ele afirmou que irá realizar reunião com o presidente da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul para tratar do tema.

ABAIXO ASSINADO
Juraszek aproveitou a oportunidade e solicitou aos presentes, apoio para seu abaixo assinado. Ele pediu que assinassem o documento com o objetivo de fortalecer as pesquisas para o combate ao maruim. “São diversas cidades e bairros que possuem o maruim. Tivemos uma reunião há uma semana com o Governo do Estado para a liberação de recursos e técnicos para que a pesquisa tome corpo e continue. O abaixo assinado é uma boa forma de fazermos pressão”, garantiu. Ele disse ainda que vai solicitar a secretaria de Educação, para que disponibilize o documento nas escolas, para recolher assinaturas dos alunos, pais e familiares. Ao encerrar comentou que Massaranduba, Guaramirim e Schroeder já recolheram milhares de assinaturas é a vez de Jaraguá do Sul fazer sua parte. Ainda sobre o maruim, Arlindo Rincos informou que participou na Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali), de palestra com Luis Américo e Gilmar Sidnei Herzinger, que desenvolvem pesquisa de combate ao inseto. Explicou que eles fazem coletas das larvas para testes em laboratórios para o controle do maruim com ingestão de clorofila. Ao terminar sua explanação disse que aconteceu na Amvali a eleição da nova diretoria e que foi eleito suplente do conselho fiscal para o mandato 2016.

GALERIAS
Notas JefersonO vereador Jeferson do Oliveira (PSD) expôs situação sobre colocação das galerias pluviais junto a Ponte que ligará os bairros Rau e Amizade. Comentou que foi procurado por moradores e empresários próximos ao local onde as galerias estão sendo instaladas. Afirmou que eles denunciaram que a galeria está sem queda e com as chuvas a água ficou represada. “Se chover um pouco mais vai causar alagamentos. Tentei entrar em contato com o secretário de Urbanismo Ronis Bosse, para saber se esta obra está sendo feita de maneira correta ou para que alguém explique para a população se está certo, até para que não precise de conserto após a obra pronta”, discorreu. Jocimar de Lima (PSDC) complementou a argumentação de Oliveira, dizendo que “galerias de dois metros de diâmetro não são suficientes para o escoamento da água e vai alagar com certeza. É preciso que isso seja verificado e consertado agora, para não precisar quebrar o asfalto no futuro”, encerrou.