NOTAS DA CÂMARA – Atraso em obras, proibição a agricultores e falta de vagas no ensino fundamental

Estes foram alguns dos assuntos abordados na Câmara de Vereadores na sessão ordinária desta quinta-feira (07).

ATRASO EM OBRAS

Eugênio Juraszek criticou o atraso nas obras da Rua Alwin Meyer no bairro Jaraguá 84. Segundo ele, o atraso se dá por conta da espera por um auditor fiscal da Receita Federal para analisar os trabalhos. “Enquanto esse auditor não vier, as máquinas ficarão paradas. Vamos pressionar nossos deputados e senados para que agilizem esse processo”, sugeriu. A intenção de Juraszek é fazer uma moção de apelo para que o processo acelere e para que seja revista a atuação desses auditores fiscais em obras nos municípios. Para ele, a população não pode ficar refém de tanta burocracia.

PROIBIÇÃO A AGRICULTORES

Ademar Winter denunciou a interdição da venda de alimentos de agricultores jaraguaenses. O vereador afirma que fiscais da Prefeitura estão impedindo os produtores de vender suas mercadorias de forma autônoma, de casa em casa. Winter trouxe à tribuna um documento emitido pela Administração Municipal que proíbe um agricultor de vender ovos e aipim e alertou que outros produtos como bananas, batatas e queijos também estão sendo censurados.

Jackson de Ávila lembra que há conflitos sobre essa questão que precisam ser sanados, pois existem comerciantes que pagam aluguel, impostos, água e energia elétrica para manter o seu negócio em prédios comerciais e não podem ser prejudicados pela concorrência injusta de vendedores que não têm as mesmas despesas.

Anderson Kassner acha que os vereadores em conjunto com o Executivo devem encontrar uma solução para esse impasse já que essa é uma das poucas formas que alguns produtores têm de sobreviver.

Pedro Garcia e Marcelindo Gruner lembraram aos parlamentares que há na Prefeitura um projeto que contempla esses produtores rurais. O projeto vai regulamentar as feiras livres e proporcionará aos agricultores espaços para venderem seus produtos, o local provável para isso é o Parque de Eventos da cidade.

PRONTO ATENDIMENTO ADULTO

Marcelindo Gruner comemorou a abertura do Pronto Atendimento Adulto do Hospital e Maternidade Jaraguá nesta quinta-feira (7). O vereador parabenizou a instituição pela inauguração da ala que funcionará 24 horas por dia. Gruner salienta que isso vai desafogar outras instituições de saúde.

FALTA DE VAGAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Gruner criticou o Governo Estadual pelo fechamento de vagas no ensino fundamental em Jaraguá do Sul. Segundo o vereador, de 2010 a 2016 foram fechadas mais de mil vagas nas escolas estaduais só no município. Ele recordou que o Estado e o Executivo Municipal, na gestão passada, firmaram acordo para que o município começasse a atender essa demanda. Em contrapartida o Governo do Estado repassaria mais recursos para a manutenção das escolas, mas isso não foi cumprido. Gruner mostrou na sessão um mapa que mostra a quantidade de vagas no ensino fundamental em Jaraguá do Sul e relata que em determinada área o Estado tem 778 vagas e o município 1862, o que mostra a discrepância entre os entes federativos. O parlamentar sugeriu uma moção de repúdio sobre esta situação.