NOTAS DA CÂMARA – Estacionamento para vans escolares, PEV e outros assuntos

Estes foram alguns dos assuntos abordados na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul na sessão ordinária desta quinta-feira (28).

ESTACIONAMENTO PARA VANS ESCOLARES

Marcelindo Gruner (PTB) fez um apelo para que o diretor de Trânsito de Jaraguá do Sul, Gildo Andrade, providencie um espaço próximo às escolas e creches do município para que as vans escolares tenham onde parar e pegar os estudantes sem precisar pagar pelo estacionamento. Segundo o vereador, muitos motoristas desses transportes têm tomado multas por pararem alguns minutos no estacionamento rotativo.

PEV

Celestino Klinkoski (PP) ressaltou que a comunidade jaraguaense aderiu em grande número ao Ponto de Entrega Voluntária e está levando muitos materiais descartáveis ao local. Ele voltou a pedir que os munícipes tenham consciência e levem os objetos que não têm mais serventia e podem acabar jogados em terrenos baldios e beiras de estradas. No PEV, Klinkoski salienta, os materiais acabam reciclados e reaproveitados.

Pedro Garcia (MDB) enalteceu a iniciativa e lembrou que os recursos são oriundos de um TAC entre Ministério Público, Fujama e uma empresa que cometeu uma infração ambiental e teve que pagar R$ 800 mil que foram destinados ao projeto de PEV para que o local pudesse ser construído.

COLETA DE LIXO

Eugênio Juraszek (PP) afirmou que os caminhões da coleta de lixo do município estão deixando de atender a alguns moradores do Garibaldi e do Rio da Luz. Segundo o parlamentar, os caminhões não entram em determinadas vias ou por serem muito estreitas ou por serem servidões. Ele adverte que os moradores estão pagando pela coleta e têm o direito de serem atendidos. Juraszek avisou que vai conversar com a diretoria do Samae para solucionar o problema.

LABORATÓRIO PARA PESQUISA DO MARUIM

Juraszek também avisou que a Prefeitura vai dar a largada para construção do laboratório que vai servir para a pesquisa de combate ao Maruim. O local escolhido foi o prédio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos. O vereador esclarece que não será mais feito no Centro de Inovação, como era a ideia inicial, porque o local precisaria de mudanças na estrutura, o que não é ideal para um prédio novo como o do Centro. Juraszek espera que ainda em 2019 um defensivo agrícola seja produzido para iniciar os testes para o combate ao mosquito.

Veja a sessão completa no canal da TV Câmara: https://www.youtube.com/user/imprensacmjs/videos?view_as=subscriber