NOTAS DA CÂMARA – Mutirão de cirurgias, maruim e mais

Estes foram alguns dos assuntos abordados pelos vereadores de Jaraguá do Sul na sessão ordinária desta quinta-feira (21).

RECURSOS PARA ASFALTO

Celestino Klinkoski (PP) informou que o deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB) já solicitou ao governador Carlos Moisés a destinação de recursos para a recuperação das ruas Carlos Oechsler e José Theodoro Ribeiro no bairro Ilha da Figueira. O asfalto do local está sendo prejudicado por conta do tráfego de veículos pesados que desviam do bloqueio da SC-108. Os vereadores já alertaram sobre o problema, por mais de uma vez.

MARUIM

Eugênio Juraszek (PP) relatou que a reunião com Alex de Andrade, assessor do deputado João Amin (PP), foi muito produtiva. O vereador apresentou o projeto de laboratório de pesquisa que irá desenvolver um defensivo agrícola que combata o mosquito maruim. Ele destacou as dificuldades financeiras e o empenho dos responsáveis pelo estudo para que o projeto vire realidade. Andrade vai levar as informações ao deputado e Juraszek espera que o contato possibilite a liberação de recursos financeiros do Estado para a pesquisa.

MUTIRÃO DE CIRURGIAS

Jackson de Ávila (MDB) comemorou a notícia de que a Administração Municipal vai realizar um mutirão de pequenas cirurgias e exames no setor de Saúde. Segundo ele, com esta ação, 4,7 mil pessoas devem sair das filas dos hospitais. O investimento será de R$ 836 mil. O vereador lembra que esta é uma de suas lutas desde o início do mandato.

DEPÓSITO DE PNEUS

Jaime Negherbon (MDB) informou que a Fujama vai destinar um galpão no bairro Vila Lenzi para a coleta de pneus usados. O parlamentar alerta que havia dúvidas sobre o local deste depósito, mas confirmou que será mesmo neste bairro. Este é um pedido do vereador, que adverte sobre os perigos de se deixar pneus jogados ao ar livre, podendo servir de hospedagem para mosquitos que transmitem dengue e outras doenças.

DIA DA SÍNDROME DE DOWN

Pedro Garcia (MDB) ressaltou que neste 21 de março comemorou-se o Dia Internacional da Síndrome de Down. O vereador afirma que o objetivo da data é conscientizar a população sobre a inclusão social e promover a discussão sobre alternativas para aumentar a visibilidade social das pessoas com síndrome de Down. “A síndrome de Down não é uma doença, mas uma falha genética. No brasil, cerca de 300 mil pessoas têm a mutação, segundo o IBGE. A inclusão dessas pessoas na vida escolar e profissional aumenta a possibilidade de desenvolvimento além de reforçar o respeito às diferenças”, destaca.

A sessão completa está no canal da TV Câmara: https://www.youtube.com/watch?v=dk10NYsJzjQ