NOTAS DA CÂMARA – Ponte pênsil, recursos para canil e outros assuntos

Nesta terça-feira (05) os vereadores de Jaraguá do Sul realizaram a primeira sessão ordinária de 2019. Em pauta alguns assuntos relacionados ao cotidiano da população e melhorias no município, confira:

COBRANÇA DE REIVINDICAÇÕES

Celestino Klinkoski (PP) afirmou que, em 2019, pretende cobrar do Executivo o atendimento às suas indicações feitas no ano passado. Segundo ele, ainda há muita coisa a ser feita na cidade como a padronização de abrigos de ônibus e as coberturas das quadras das escolas Adelino Francener no Morro Boa Vista e Henrique Heise no bairro Rio da Luz. Ele também pretende pedir agilidade na regulamentação dos zoneamentos previstos na revisão do Plano Diretor para que a cidade volte a receber empresas e criar postos de trabalho. Além disso, Klinkoski pretende cobrar a aplicação do TAC firmado com o Ministério Público que destina R$ 1 milhão para a implantação de uma ciclofaixa no Rio da Luz. Todas reivindicações feitas por ele em 2018.

INCENTIVO À AGRICULTURA FAMILIAR

Eugênio Juraszek (PP) disse que vai sugerir à Prefeitura a criação de um programa para incentivar a agricultura familiar. O vereador quer que os agricultores do município sejam priorizados no âmbito do poder público para que eles possam fazer frente aos grandes produtores. Isso vai ajudar a criar renda e emprego nas áreas rurais em Jaraguá do Sul, acredita Juraszek. Ele ressalta que há muitos produtos com boa qualidade sendo produzido no município e precisam ser valorizados.

FAIXA ELEVADA

Jaime Negherbon (MDB) lembrou da sua indicação, aprovada em 2018, que pede uma faixa de pedestres elevada na Rua Quadrangular no bairro Jaraguá 84. Ele lamentou o acidente sofrido por uma criança no dia 1° de fevereiro nesta rua e assegurou que se uma lombada tivesse sido construída no local isso não teria ocorrido.

FALECIMENTO DE FERNANDO SPRINGMANN

Pedro Garcia (MDB) demonstrou pesar pelo falecimento do médico Fernando Springmann no dia 26 de janeiro. O parlamentar salientou que Springmann era conhecido pela sociedade jaraguaense por sua dedicação à cultura e ao voluntariado. Garcia lembrou que o médico já foi homenageado pelo Legislativo jaraguaense em algumas oportunidades, recebendo inclusive o título de Cidadão Benemérito. Para o parlamentar, a morte de Springmann foi uma perda muito grande, mas o legado deixado por ele é ainda maior.

COBRANÇA INDEVIDA

Arlindo Rincos (PSD) advertiu os professores ACTs que trabalharam em Jaraguá do Sul em 2013 e anos posteriores. Ele afirma que os professores tiveram uma cobrança indevida no contracheque. A contribuição para o plano de saúde do Instituto de Seguridade Social (ISSEM) era de 2%, mas foi cobrado 4% dos trabalhadores. Rincos afirmou que ligou para o Instituto e teve a informação confirmada. Ele avisa que os professores têm direito ao ressarcimento da cobrança indevida e que precisam entrar em contato com o ISSEM para requisitá-la.

RECURSOS PARA CANIL

Jackson de Ávila (MDB) pediu que o Executivo destine o quanto antes os R$ 10 mil prometidos ao Canil Setorial da Polícia Militar no ano passado. O vereador ressalta que a verba será fundamental para a aquisição de materiais de treinamento e manutenção dos equipamentos. Ele salienta que o canil é parte essencial para a segurança da população jaraguaense.

REFORMA DE PONTE PÊNSIL

Anderson Kassner (PP) pediu ao líder de governo, Pedro Garcia, que cobrasse agilidade do Executivo na reforma da Ponte Pênsil no bairro Baependi. Segundo Kassner, os trabalhos estão demorando a começar por conta do tombamento da ponte, pois somente com a autorização e a orientação do Iphan a reforma poderá ser realizada. O parlamentar lembra que a ponte é de suma importância para a comunidade do bairro e principalmente para os estudantes que vão e voltam da escola pelo local.

Marcelindo Gruner (PTB) relatou que tem recebido muitas ligações de moradores cobrando a reforma da ponte. Para ele, o Iphan emperra muitas coisas por conta de uma burocracia exagerada.

MACADAMES

Ademar Winter (PSDB) recordou os R$ 500 mil que a Prefeitura de Jaraguá do Sul comprou em macadame em 2018. Porém, o vereador cobra para que o macadame seja utilizado logo, pois há muitas estradas no interior do município que precisam de reparos urgentes. Tifa Rodrigues, Tifa Prata, Macuco Grande e Macuco Pequeno são alguns dos exemplos que ele dá. Segundo Winter, os moradores dessas comunidades estão se propondo a espalhar o macadame por conta própria, “a Prefeitura só precisa mandar o caminhão”.

A sessão completa pode ser conferida no canal da Câmara: https://www.youtube.com/watch?v=q41RmADlRcI