NOTAS DA CÂMARA – Reposição de aulas, parque infantil e quadras esportivas

Esses foram alguns dos assuntos abordados pelos vereadores na sessão ordinária desta terça-feira (2) no Legislativo jaraguaense.

VOLTA AO HORÁRIO NORMAL NA PREFEITURA

Jaime Negherbon comemorou a volta do horário comercial na Prefeitura. Segundo ele, a mudança é mais sentida no setor de Obras, pois com o horário reduzido os profissionais e máquinas responsáveis pelas obras nas vias da cidade não tinham tempo de realizar as melhorias necessárias. Como exemplo, citou o grande número de indicações para macadamização de ruas em Jaraguá do Sul. “A máquina chegava às 8h e às 11h já estava voltando”, lembrou.

PINTURAS E PLACAS EM EMENDAS

Eugênio Juraszek comentou suas indicações 782 e 783 de 2017 que pede ao Executivo a inclusão nos projetos de pavimentação, oriundos de emendas parlamentares, a previsão de recursos para pinturas de faixas e placas de sinalização. Para ele, o Município, que passa por dificuldades econômicas, seria desonerado desta tarefa.

PARQUE INFANTIL NA PISTA DE ATLETISMO

O vereador Anderson Kassner também comentou sua indicação 810/2017 que pede a construção de um parque infantil ao lado da Pista Olímpica no bairro Tifa Martins. Segundo o vereador, já existe uma verba que será destinada à construção de arquibancadas, iluminação e paisagismo no local. A intenção é que no mesmo projeto esteja também contemplado o parque. “Há várias crianças que vão com o pai lá e não tem onde ficar. Já falei com a secretária Natália Petry e ela gostou da ideia”, afirmou.

TUBULAÇÃO NO CHICO DE PAULO

Arlindo Rincos indicou e pediu ao líder de governo, Marcelindo Gruner, a limpeza da tubulação na rua José Pomianowski no bairro Chico de Paulo. Conforme seu relato, a tubulação está entupida e uma moradora já fez mais de 10 ligações para a Ouvidoria da Prefeitura no telefone 156 para solucionar o problema.

FECHAMENTO DE QUADRAS

Marcelindo Gruner ressaltou suas indicações 797, 798 e 799 de 2017 que pedem a construção de paredes nas quadras de esporte das escolas Jonas Alves de Souza no bairro Tifa Martins, Ribeirão Molha no bairro Rio Molha e Vitor Meirelles no Três Rios do Norte. Gruner lembrou que existem outras escolas com as mesmas necessidades, mas que o Executivo tem que começar por algum lugar já que as quadras abertas prejudicam as atividades nessas escolas e a questão torna-se urgente.

CRUZAMENTO PERIGOSO

Gruner também comentou a indicação 800/2017. Segundo seu relato, o vereador foi testemunha de um acidente entre as ruas Floriano Stahelin e João Franzer no bairro São Luís. A indicação é para a construção de uma esquina elevada no local, pedido que também é feito pelos moradores.

BAIXA ADESÃO NA REPOSIÇÃO DAS AULAS

O vereador Arlindo Rincos trouxe à sessão ordinária os dados sobre a presença dos alunos nas aulas de reposição das escolas municipais no último sábado, dia 29 de abril. Conforme os números apresentados, a adesão foi baixa. As aulas estão sendo repostas por conta da greve de mais de 30 dias dos servidores públicos durantes os meses de março e abril. Rincos sugeriu que uma nova forma de reposição dessas aulas seja elaborada. Uma das formas seria concepção da sexta aula nos dias letivos. O líder de governo Marcelindo Gruner concordou com fato da reposição precisar ser repensada e afirmou que entrará em contato com o secretário da Educação, Rogério Jung, para tentar solucionar esse impasse.