NOTAS DA CÂMARA – Vandalismo em escola, limpeza de ponte e Kolonistenfest

Estes foram alguns assuntos abordados pelos vereadores de Jaraguá do Sul na sessão ordinária desta terça-feira (11).

PLACAS DE SINALIZAÇÃO

Eugênio Juraszek agradeceu ao diretor municipal de Trânsito e Transporte, Írio Riegel, pelo atendimento da reivindicação sobre colocação de placas que indicam a direção de outras cidades como Rio do Cedros e Corupá. As placas foram colocadas na região dos bairros Santo Estevão, Ribeirão Cacilda e Jaraguazinho. Segundo o vereador, muitos motoristas ficam perdidos e direcionam-se ao centro de Jaraguá do Sul para depois se deslocarem a essas cidades, o que toma um tempo desnecessário. Com as sinalizações Juraszek espera ajudar essas pessoas encontrarem um caminho mais curto aos destinos.

VANDALISMO EM ESCOLA

Jaime Negherbon condenou o vandalismo ocorrido na escola Albano Kanzler no último final de semana. Ele afirmou que os prejuízos causados são de aproximadamente R$ 20 mil. Negherbon lamentou o episódio e o fato de que será o contribuinte que irá pagar pelos danos. “A Secretaria de Educação vai ter que arcar com os prejuízos. Isso é dinheiro do povo, lamentável”, advertiu.

Marcelindo Gruner afirmou que irá pedir à Polícia Civil para que o caso seja investigado e os autores presos.

Pedro Garcia revelou que fez uma visita à escola e viu de perto os estragos. O vereador classificou o delito como cruel.

LIMPEZA NA PONTE BEIRA RIO

Negherbon também informou que a ponte Beira Rio no bairro Vila Nova terá uma das faixas interditadas para limpeza de suas bases nesta quarta-feira (12). A interrupção do trânsito nesta faixa vai ser das 8h às 12h e o serviço será realizado pela Secretaria de Obras e Defesa Civil.

CONVITES PARA ENTIDADES

Anderson Kassner comentou seus requerimentos para que algumas entidades da sociedade civil participem de sessões da Câmara de Vereadores. O objetivo dos convites é conhecer a situação dessas entidades no atual momento. Segundo o vereador, a crise financeira fez com que o poder público diminuísse a ajuda a essas instituições. “Como o setor público está em crise, essas entidades estão com dificuldades para manter os serviços. Tínhamos que estar investindo mais nelas, porém esse repasse está diminuindo. Mas também não é só cobrar do poder público, temos que envolver a sociedade. Vamos fazer com que as pessoas ajudem mais essas entidades”, apelou. Kassner ainda afirmou que outros agentes civis podem ajudar nessa questão como os órgãos de imprensa e empresas.

Marcelindo Gruner lembrou que há muitos anos essas entidades vêm substituindo as funções do governo e que sem elas a população ficará desatendida.

FARMÁCIA POPULAR FECHADA

Arlindo Rincos lamentou o anúncio do fechamento da Farmácia Popular do Brasil no final deste mês. Para ele, as famílias de baixa renda vão ficar desassistidas, pois os convênios do poder público com as farmácias particulares não serão suficientes. Segundo Rincos, na Farmácia Popular havia uma lista de 127 medicamentos à disposição da comunidade e ofertava cerca de 1200 atendimentos por mês. Por isso o vereador afirma que irá protocolar uma moção de apelo ao Governo Federal para que essa situação seja revista.

CONVITE KOLONISTENFEST

A convite do vereador Marcelindo Gruner, o presidente da Sociedade Recreativa Aliança, Mirson Baumgartel, usou a tribuna da Casa de Leis para convidar os parlamentares e a sociedade jaraguaense para a 33° Kolonistenfest que acontece no próximo final de semana. O evento conta com bailes, exposições, desfiles, comidas típicas entre outras atrações.

A sessão completa pode ser conferida no nosso canal no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=JHrnmzHeU5Y