NOTAS – Festa do Colono, E-Origem e outros assuntos

Estes foram alguns dos assuntos abordados pelos vereadores jaraguaenses na sessão ordinária desta quinta-feira (12) na Câmara de Vereadores.

DIA DO ENGENHEIRO FLORESTAL

Celestino Klinkoski (PP) parabenizou os engenheiros florestais pela passagem do seu dia nesta quinta-feira, 12 de julho. O vereador, que também é gestor ambiental na Fujama, ressaltou a importância desses profissionais para a sociedade e a responsabilidade que têm por analisar o ecossistema florestal e planejar estratégias que almejam a sua utilização da maneira mais correta.

FESTA DO COLONO

Klinkoski também convidou a população para a Festa do Colono que acontece neste final de semana no salão da Sociedade Centenário, no bairro Rio da Luz. O evento começa na noite desta sexta-feira (13) e conta com shows, gastronomia e exposição de animais, produtos e equipamentos agrícolas.

Marcelindo Gruner (PTB) salientou que na abertura das atrações haverá a entrega simbólica do Programa Sanear, que vai distribuir fossas sépticas, filtros anaeróbios e caixas de gordura ao pequenos produtores rurais. Estes equipamentos são utilizados para realizar o tratamento prévio de efluentes domésticos, antes da sua destinação final, evitando que estes efluentes sejam lançados diretamente no solo.

FEIJOADA EM PARÓQUIA

Eugênio Juraszek (PP) convidou os munícipes para participar da Feijoada da Paróquia Nossa Senhora das Graças neste sábado (14) às 11h30. A Paróquia fica na Rua Ângelo Rubini no bairro Barra do Rio Cerro e o valor de cada prato é de R$ 20,00.

PISTA DE BICICROSS

Juraszek destacou as obras que serão realizadas na escola Santo Estevão, no Garibaldi. Segundo ele, serão aplicados na escola cerca de R$ 1,2 milhões. Juraszek salienta que uma pista de bicicross será feita no local, atendendo a um pedido da comunidade escolar. Ele espera que o local seja bem aproveitado e que sirva de lazer para as famílias da região.

LIMPEZA DE TUBULAÇÃO

Jaime Negherbon (MDB) agradeceu ao Executivo pela limpeza da tubulação da Rua Pedro Arcino Dias no bairro Chico de Paulo. Ele havia pedido ao líder de governo, Pedro Garcia (MDB), na sessão da terça-feira (10) para que a limpeza fosse feita afim de evitar alagamentos no local quando a via for pavimentada.

OBRAS NA FELICIANO BOTOLINI

Negherbon também pediu à população que utiliza a Rua Feliciano Botolini, na Barra do Rio Cerro, que tenha paciência com as obras que estão sendo realizadas na via. Segundo ele, o Samae está trocando a tubulação e instalando saídas de encanamento das residências. O parlamentar avisa que os transtornos têm uma boa razão e que em breve eles acabarão com a pavimentação da rua.

PRÊMIO ACAERT

Marcelindo Gruner (PTB) parabenizou o narrador esportivo Rudimar Braga pela conquista do prêmio Acaert de Rádio e TV. O locutor recebeu o troféu Microfone de Ouro pela categoria de Melhor Narrador Esportivo de rádio.

E-ORIGEM

Gruner ainda relatou a reunião que o secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Abastecimento, Daniel Peach, teve com as equipes da Epagri e da Cidasc para se inteirar sobre o Programa E-Origem. Este programa define a obrigatoriedade da rastreabilidade de produtos vegetais in natura e minimamente processados destinados ao consumo humano. Gruner ressalta que é importante que os consumidores saibam de onde vêm os produtos que estão adquirindo e que este programa traz segurança alimentar.

A sessão completa está no canal da TV Câmara: https://www.youtube.com/watch?v=iXH0lJctES0&t=3780s