Observatório Social apresenta ações aos vereadores

Membros do Observatório Social do Brasil, sucursal de Jaraguá do Sul, estiveram na Câmara de Vereadores jaraguaense na tarde dessa quinta-feira (19). O Observatório é uma entidade não governamental, apartidária, da sociedade civil organizada e que visa fiscalizar a gestão dos órgãos públicos e fomentar a transparência e a qualidade na aplicação dos recursos públicos. Os integrantes visitaram as instalações da Casa de Leis e tiveram uma conversa com os vereadores.

O diretor-executivo do Observatório no município, Wilson Bruch, foi o responsável por mostrar as atividades realizadas pela instituição até o momento. Ele salientou que a intenção da instituição é auxiliar o poder público na gestão dos recursos e convocar a população para participar mais ativamente da vida política da cidade. Para isso, o Observatório vai trabalhar em quatro eixos: 1° – Gestão pública, fiscalizando licitações, contratos e convênios firmados pelos órgãos públicos; 2° – Educação fiscal, realizando palestras e atividades que conscientizem as pessoas sobre o assunto; 3° – Ambiente de negócios, capacitando empresas do município para participar de licitações da Prefeitura e da Câmara; 4° – Transparência, cobrando dos órgãos municipais mais e melhores informações sobre os gastos públicos. Para Bruch, é preciso mudar a cultura do país e chamar a atenção de todos para essa questão, pois só assim teremos bons governos à frente da Administração Pública.